quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O PLANO B



O PLANO B


Eu entendo que viver é um grande desafio, pois a cada momento a vida nos surpreende com situações e circunstâncias inesperadas, causando em nós, muitas vezes, grande perplexidade e espanto. Alguns, diante de tais surpresas que julgamos desagradáveis, se desesperam, se entristecem e muitas até desistem da própria vida. O que fazer então diante deste dilema que a vida nos apresenta?
Eu diria que o grande segredo é sempre ter um plano B em mente. Esclareço, neste sentido, que ter o plano B em mente é ter a maturidade para encarar e encontrar saídas diante das adversidades que a vida nos apresenta. É saber olhar para o alto e entender que sempre haverá uma saída, uma luz no fim do túnel, e que todas coisas acabarão contribuindo para o nosso bem. É ter a coragem de continuar ainda que as coisas não tenham acontecido como esperávamos. Enfim, é ter o bom ânimo que Jesus nos ensinou “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (João 16:33)
José, quando esteve no Egito, soube muito bem aplicar o plano B. Já que estava na prisão, se dedicou a transformar aquele lugar, a ser uma pessoa útil. Afinal de contas, de que adiantaria murmurar diante daquela situação ou ficar de mal humor? Restava apenas tocar o barco, como diz a gíria popular. E o resultado de sua atitude foi a honra e o reconhecimento “...o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali” (Gênesis 39:22). Semelhantemente, Paulo, o apóstolo, estava sempre preparado para aplicar o plano B. E como sabia?! Paulo sabia tanto aplicar o plano B que declarou com veemência que estava apto para enfrentar toda e qualquer situação. Vejamos uma de suas declarações:

“ Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:11,12,13)

Muitas acham que viver é complicado, que vieram ao mundo para sofrer. Eu afirmo que a vida é maravilhosa, basta que estejamos sempre prontos para encarar as suas surpresas, aplicando sempre o plano B quando necessário. Basta que tenhamos maturidade para entender que nem sempre as coisas acontecem da forma como queremos. Se pensarmos assim, não entraremos em desespero. Eu afirmo, acima de tudo, que Deus está no controle de tudo e se ele permite que algo de inesperado aconteça, é para o nosso próprio proveito e crescimento. Afirmo, finalmente, que o Senhor sabe muito bem o que está fazendo "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro"(Jeremias 29:11). Tudo depende, unicamente, de nossa postura e visão diante das adversidades e, essencialmente, de nossa fé, pois Ele tem poder para reverter todo e qualquer tipo de maldição em benção.

Ioná Loureiro

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

QUEM LÊ MAIS


Quem lê mais

Quem lê mais sabe mais
Quem lê mais fala melhor
Quem lê mais se expressa melhor
Quem lê mais sabe argumentar e discutir sobre termas diversos
Quem lê mais tem um papo mais interessante
Quem lê mais organiza melhor as suas idéias
Quem lê mais compreende melhor o mundo a sua volta
Quem lê mais escreve melhor
Quem lê mais adquire amplos conhecimentos
Quem lê mais exercita os seus neurônios
Quem lê mais viaja sem sair do lugar
Quem lê mais tira as suas próprias dúvidas
Quem lê mais adquire mais cultura
Quem lê mais tem menos chances de ser enganado
Quem lê mais perturba menos o outro
Quem lê mais desenvolve o seu senso crítico
Quem lê mais fica mais informado
Quem lê mais é sempre o primeiro saber
Quem lê mais descobre muitas coisas
Quem lê mais desvenda mistérios
Quem lê mais erra menos
Quem lê mais fala menos besteira
Quem lê mais fica mais esperto
Quem lê mais não faz perguntas idiotas
Quem lê mais presta mais atenção
Quem lê mais tem mais experiências de vida
Quem lê mais aumenta a capacidade de concentração
Quem lê mais interpreta melhor a vida
Quem lê mais se diverte mais, tem mais prazer
Por isso, leia mais...
Leia principalmente a Bíblia, leia jornais, leia revistas, leia livros, leia rótulos de alimentos e xampus, leia receitas médicas, leia receitas caseiras, leia bulas de remédios, lei gibis,leia encartes, leia outdoors, leia recadinhos, enfim, leia tudo o que está a sua volta. Mas não se esqueça de examinar tudo e reter somente o que é bom.
Ioná Loureiro

NÃO SIGA A MODINHA


NÃO SIGA A MODINHA

Existem alguns anúncios publicitários que são bastante interessantes. Neste sentido, gostaria de destacar um anúncio que achei bastante interessante. Refiro-me a uma campanha da Ford exibida na TV com relação às novas atualizações no FORD FOCUS. O comercial tinha o objetivo de mostrar ao público que é possível ser diferente, não seguindo a maioria. O anúncio publicitário em questão procurava mostrar aos telespectadores que o carro era diferente. No referido comercial, foi usada a seguinte frase “enquanto a maioria segue a modinha, a gente faz o que é diferente”.
Confesso que não conheço o FORD FOCUS e nem tenho o objeto de promovê-lo mas apenas quero dizer que este comercial revela uma grande verdade. Não somos obrigados a seguir a modinha, a pensar e a agir como a maioria. Os grandes sociólogos, no entanto, afirmam que o ser humano é fruto do meio em que vive. Ou seja, eles entendem que existe uma espécie de coerção social que faz com que o indivíduo acabe sendo forçado a agir segundo a maioria. Ocorre, no entanto, que somos livres e podemos ser diferentes. Jesus, neste contexto, nos revelou através de seus ensinamentos e de sua postura que temos uma mente livre e que não necessitamos de pensar e agir como a maioria. Somos perfeitamente livres para fazer a vontade de Deus que é sempre boa, perfeita e agradável. Não somos obrigados a copiar as atitudes que a sociedade ou a mídia nos impõe. Somos livres e não devemos ter receio de ser diferentes, sendo tachados de estranhos ou alienados. Aliás, nunca podemos nos esquecer de que não somos deste mundo e de que a nossa pátria está nos céus. Por este motivo, sempre seremos e agiremos diferentes. Lamentavelmente, muitas vezes nos esquecemos desta verdade e nos deixamos levar pelos valores e conceitos que este mundo nos impõe “...pois os homens serão amantes de si mesmo, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, orgulhosos, mais amigos dos deleites do mundo do que amigos de Deus” (II Tim. 3:2,3,4). Ou seja, acabamos permitindo que os valores impostos por aqueles que nos rodeiam e que não conhecem a Deus moldem o nosso caráter. Acabamos, deste modo, perdendo a nossa própria identidade como servos e filhos de Deus.
Que possamos, diante destas reflexões, repensar os nossos valores, não tendo medo de ser diferente. Não tendo medo, inclusive, de não seguir a modinha, isto é, o padrão imposto por este mundo. E acima de tudo, tenhamos em mente o que disse Jesus certa vez: “-Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo” (João 17:16). Não somos deste mundo e por não pertencermos a ele, é preciso que haja em nós os valores ligados ao reino da luz, valores estes cultivados através da preservação de uma boa consciência e de uma fé não fingida.

Ioná Loureiro

O TEMPO




O TEMPO


Nunca consegui entender ao certo o tempo.
Já discuti com ele muitas vezes por não entender os seus mistérios, os seus porquês
Já tentei mudá-lo, alterar o seu destino, todavia, nunca consegui
Já quis andar na sua frente, já quis mudar o seu curso
Mas foram apenas tentativas frustradas.
Já deixei de amá-lo, quantas vezes me enfureci
Decidi definitivamente abandoná-lo, mas não consegui.
Depois de tantas brigas e desentendimentos, acabei me tornado seu amigo.
Aliás, descobri que o tempo revela grandes amizades e grandes inimigos
Nos mostra quem somos, o que queremos e onde desejamos chegar
O tempo, na verdade, nos surpreende e testa a nossa fé e resistência
Nos traz grandes surpresas e nos revela imensuráveis segredos e descobertas
Descobri ainda que o tempo é um remédio que cura feridas
Que traz a existência sonhos de outrora e nos torna mais maduros e conscientes
Entendi que o tempo é o grande aliado do Criador
Que o utiliza para nos tornar mais fortes
Enquanto prepara nos céus as suas chuvas de bênçãos
Aprendi, finalmente, que não vale a pena se desentender com o tempo
Ao contrário, preciso amá-lo e entender que Deus faz dele uma jornada
Jornada esta que nos conduz às suas promessas e nos prepara para grandes conquistas

Ioná Loureiro


Este texto foi escrito em homenagem à Patrícia de Carvalho, uma grande amiga e filha. O tempo revelou a sua grande amizade, fidelidade e lealdade.

domingo, 26 de agosto de 2007

REFLEXÕES SOBRE A VIDA


REFLEXÕES SOBRE A VIDA

Durante muito tempo ouvimos falar do grande acidente ocorrido com o vôo 3054 que partia de Porto Alegre para São Paulo em 16 de julho de 2007. Diante do fato ocorrido, ouviu-se, além de grande lamento, um enorme questionamento acerca dos culpados pelo acidente. Para alguns, os responsáveis pela manutenção do Aeroporto de Congonhas eram os verdadeiros culpados. Outros, por sua vez, achavam que houve falha do piloto no momento da aterrissagem. Enfim, diante da morte de cerca de 190 pessoas que da noite para o dia findaram a sua história aqui na terra, ficaram sonhos e um grande pranto por parte dos familiares a entes queridos. Enquanto isso, a grande discussão continua – falha humana ou uma fatalidade?
Especulações à parte, a grande verdade é que o homem, ao defrontar-se com a morte se desespera, se angustia em busca de respostas. Por mais que morrer seja algo iminente, algo que todos enfrentaremos, o homem sempre demonstra espanto ao se colocar diante desta realidade. Sempre são procurados culpados e respostas para amenizar a dor e a revolta de ter de encarar algo que não se pode deter ou reverter. No entanto, ao invés de buscar respostas, o homem precisa entender que é preciso viver a vida que Deus lhe deu com a consciência de que um dia, mais cedo ao mais tarde, todos, independente de raça, sexo, status social, ou seja lá o que for, nos encontraremos com Ele para dar contas de tudo o que fizemos aqui nesta terra “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Cor. 5:10). Ou seja, chegará o dia em que partiremos desta terra. Por este motivo, precisamos viver a vida de forma sóbria, remindo o tempo, tendo em mente que viver é uma dádiva de Deus. E aquele que nos deu a vida, a qualquer hora, pode determinar que é momento de tirá-la, que é momento de partirmos deste mundo.
Ainda assim, precisamos viver a vida intensamente, vivendo cada momento como se fosse o último. E enquanto vivos, precisamos sonhar, amar, lutar, sorrir, tentar, enfim, precisamos desfrutar a vida valorizando cada momento e cada oportunidade que Deus nos dá de estarmos vivos e de preenchermos este mundo com os nossos passos, com as nossas tentativas, não nos desesperando diante das surpresas que surgem em nosso caminho. Afinal de contas, enquanto estivermos vivos sempre haverá esperança e ainda assim, mesmo após a morte, temos esperança em Cristo Jesus “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (I Cor. 15:19). Temos esperança de vida eterna, de novos céus e nova terra.

Ioná Loureiro
25/08/2007

sábado, 25 de agosto de 2007

A noite


A Noite é momento de reflexão. É uma hora em que quase todos estão dormindo. Gosto da noite por causa do silêncio. Aliás, todos nós precisamos de silêncio para pensar e repensar a vida, especialmente para falarmos com Deus. Durante o dia, corremos muitas vezes de um lado para o outro e nos esquecemos de parar para falar com Deus. Esquecemos de agradecer pelo dia, pelas vitórias, pelos aparentes fracassos, enfim, por tudo. Nesta noite, por exemplo, estou sentindo uma paz muito grande pois sinto plenamente a presença de Deus bem perto de mim. Em João 14:27, Jesus disse : "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá...". O que Jesus queria dizer com isso? Na verdade, ele queria dizer que teríamos paz mesmo em meio à noite. Pois a noite para muitos é sinônimo de tormento, de escuridão, de medo, de pesar. Esta paz que Jesus nos apresenta é uma paz sobrenatural, que nos traz um sossego na alma, uma tranquilidade inexplicável. A casa pode estar caindo, mas nos sentimos seguros. É uma paz que nos traz a certeza de que o dia claro virá. É uma paz que nos dá a garantia de que a tempestade vai passar.

QUEM SOU EU?


Sou apenas uma escritora amadora. Escrever para mim é algo que faz parte de meu viver. Neste blogger, estarei registrando meus pensamentos acerca de vários assuntos. Não quero e nem peço que concorde comigo. O meu desejo é apenas que reflita sobre as mensagens que estão registradas aqui. O meu desejo também é que você escreva e ponha para fora grandes virtudes que há dentro de você e edifique a muitas pessoas.
Um grande beijo!
Ioná do Nascimento Medeiros Loureiro
26/08/2007