quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

NÃO PECAR: UMA ESCOLHA RACIONAL

NÃO PECAR: UMA ESCOLHA RACIONAL

Um dia desses estava fazendo uma releitura sobre a trajetória do rei Davi. E como sempre, fiquei muito sensibilizada ao ler o relato de seu pecado, de seu envolvimento com Batseba. Estive até meditando porque tal atitude foi detalhada com tanta exatidão, pois ao lermos este episódio, nos é contado com detalhes o seu envolvimento com uma mulher casada e os requintes de crueldade usados por Davi para assassinar a Urias, o marido de Batseba. E até difícil acreditar como o homem segundo o coração de Deus tenha agido dessa forma.
Na verdade, Deus fez questão de mostrar este triste episódio da vida de Davi para nos revelar que qualquer homem, por mais consciente, espiritual ou dedicado ao Senhor que seja, é passível de erros. Ou seja, é um alerta para todos nós. O pecado sempre baterá a nossa porta e por este motivo, precisamos a todo instante vigiar, guardando os nossos olhos e o nosso coração. Como sabemos, Davi sofreu sérias conseqüências em virtude de seu erro. A sua sinceridade e o seu arrependimento diante de Deus trouxeram-lhe o perdão. Todavia, o pecado trouxe-lhe conseqüências trágicas. Trouxe, por exemplo, a morte para a sua casa. Três de seus filhos foram mortos. O primeiro filho decorrente de sua relação com Batseba foi gravemente acometido por uma enfermidade e veio a falecer “E, passado o tempo do luto, mandou Davi recolhê-la a sua casa: e ela lhe foi por mulher, e lhe deu um filho. Mas isto que Davi fez desagradou ao Senhor...Então Natã foi para sua casa. Depois o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, de sorte que adoeceu gravemente” (II Samuel 11:17, 12:15). Mais tarde, Amnon e Absalão foram assassinados. Enfim, as conseqüências de seu erro foram refletidas em sua família e em seu reinado.
Neste sentido, é importante que pensemos um milhão de vezes antes de pecarmos, pois as suas conseqüências são desastrosas. Decidir não pecar além de ser uma questão espiritual é uma questão racional. Ou seja, se eu pecar vou pagar sério pelos meus erros. Ao me arrepender, serei perdoado, mas as conseqüências virão. Antes de errar preciso pensar em tudo a meu redor. Se Davi tivesse tido esta consciência, muitos males não teriam vindo sobre a sua vida. Não dá para brincar com o pecado. Diariamente, surgem diante de nós situações e convites para nos conduzir ao pecado. Em tais momentos, precisamos parar e refletir, olhando para o nosso Deus e para as conseqüências e com coragem, dizer não, ainda que tenhamos de fugir da situação, como fez o jovem José, ao ser instigado pela mulher de Potifar “Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora” (Gen. 39:12).
Que possamos, desta forma, ter uma visão clara e racional sobre o pecado. Não nos esqueçamos que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). O pecado não traz somente a morte eterna, mas a morte em todas as áreas de nossas vidas. Por este motivo, precisamos deixar de lado o pecado que tão de perto nos assedia, raciocinando em prol da nossa própria vida.

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:01)


Ioná Loureiro

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O SEGREDO DA FELICIDADE


O segredo da felicidade

A humanidade vive em busca da felicidade. Sabemos que por detrás dos sonhos, das conquistas, dos desejos que em geral que há no coração do homem, há o querer ser feliz. E muitas vezes, em meio a esta procura, o homem se decepciona pois apesar de tudo o que se tem, de tudo o que se conquista, ainda existe no peito a tristeza, a falta da tão sonhada felicidade.


Paira então na mente a seguinte pergunta: Será que a felicidade existe? Será que é possível ser feliz?! E alguns, em meio a seus questionamentos, chegam a afirmar que a felicidade não existe, sendo este um sentimento que somente será desfrutado na glória, quando partirmos deste mundo e habitarmos com o Senhor. Mas será que é realmente impossível experimentar a felicidade neste mundo?!


Na verdade, a felicidade existe, é um estado de alma que todos podemos vivenciar. Tudo depende de como a conquistamos e a experimentamos. Tudo depende dos caminhos que trilhamos para encontrá-la. Vejamos, a seguir, alguns caminhos que podemos trilhar para encontrar a tão sonhada felicidade.


1. Alegrando-se com o que se tem. O primeiro caminho para encontrarmos a felicidade é nos alegrarmos com o que temos. O apóstolo Paulo conhecia este caminho “Não digo isto por causa da necessidade, pois já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11) “tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”. Muitos não encontram o caminho da felicidade porque não conseguem se alegrar com o que têm. Ou seja, estão sempre tristes e insatisfeitos com a vida. Não conseguem ter um coração grato pelo que já conquistaram, desprezam sempre os pequenos começos. Quando aprendemos a nos alegrar com o que temos, somos felizes. Hoje talvez não estejamos vivendo a situação que gostaríamos de viver, mas o que temos e onde estamos já é uma grande benção. Estar vivo já é uma grande benção.


2. Tendo a consciência de que dias melhores virão. Por mais que o momento que estejamos vivendo seja caótico e preocupante, precisamos ter em mente que tudo vai passar. Não há dor ou problema que dure para sempre. A vida é feita de experiências e de momentos que muitas vezes são dolorosos, mas que são momentâneos, como afirma a Palavra de Deus “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria bem pela manhã” (Salmo 30:05). Precisamos ter a certeza de que o melhor de Deus ainda está por vir, a tempestade vai passar.


3. Vivendo o presente sem receios do futuro. Muitos não conseguem ser felizes por viverem o presente com medo ou apreensivos com relação ao futuro Ou seja, de tanto se preocuparem com o futuro, deixam de desfrutar a alegria proporcionada pelo presente. Jesus nos advertiu quanto a esta verdade: “Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34). O nosso futuro está nas mãos de Deus. Estejamos alegres por poder viver cada dia.


4. Tendo uma mente sã. Aquele que consegue ter uma mente saudável, consegue encontrar o caminho da felicidade. Muitos são tristes e vivem infelizes porque nutrem o seu coração com palavras negativas e pensamentos ruins. É importante reconhecer que a tristeza encontra abrigo em uma mente presa à idéias negativas. Por este motivo, é preciso constantemente avaliar o que pensamos. De boas palavras precisa transbordar o nosso coração (Salmos 45:01). O Apóstolo Paulo nos ensinou o segredo:”Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). Assim, o que fugir deste parâmetro de pensamento, deve ser logo arrancado de nosso coração.


5. Deixando Deus arrancar a tristeza do coração. Para encontrar o caminho da felicidade, é preciso reconhecer que existe um Deus Poderoso que tem poder para arrancar de nós toda a tristeza. Deus não nos criou para vivermos tristes diante das adversidades e perplexidades que a vida nos apresenta. Jesus tem como missão ordenar acerca dos tristes que se lhes dê uma coroa ao invés de cinzas, óleo de alegria em lugar de pranto, e vestes de louvor ao invés de espírito angustiado (Isaías 61 03). Por este motivo, não podemos não conformar com a tristeza, pois sempre o Senhor quer arrancar de nós todo tipo de lamento. Basta que clamemos!


Esses são apenas alguns caminhos para encontrar e felicidade. Como se pode verificar, o segredo não é ficar rico da noite para o dia, encontrar o grande amor da sua vida, enfim, adquirir riquezas ou realizar sonhos pessoais, o que não quer dizer que não devamos buscá-los. Mas o segredo para encontrar a felicidade está justamente em repensar os nossos valores e a nossa forma de enxergar a nossa vida e o Deus que nos criou. A felicidade existe, basta que queiramos encontrá-la.

Ioná Loureiro
05/02/2008
02h35m