segunda-feira, 10 de novembro de 2008

TEMPOS DE GLÓRIA


Umas das maiores virtudes que um homem deve ter é justamente saber desfrutar dos tempos de glória e saber encarar os momentos de aparente derrota.

Como todos sabemos, a vida muitas vezes nos surpreende, ou seja, tem momentos que estamos numa situação confortável, cercados de glória e de repente, nos sobrevém algo como que um vendaval, uma espécie de vento vindo do oriente que nos leva tudo o que temos, nos deixando perplexos, chocados, buscando respostas em meio ao silêncio de Deus. O que fazer então diante de tanta perplexidade?

Eu diria que o segredo é justamente estar preparado para viver toda e qualquer situação que a vida nos apresenta, seguindo o exemplo do Apóstolo Paulo.

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 1:3)


O Apóstolo, com muita propriedade, declarou que tinha aprendido a estar contente em toda e qualquer situação, isto é, a sua alegria não estava nos bens que possuía, na sua estabilidade, mas no Deus que o levava a superar todas as adversidades da vida, tendo sempre a certeza que tudo é possível para aquele que crê.

Quem tem esta visão, não se abate diante das perdas, tudo pode diante das lutas, das aparentes derrotas. Enfim, quem tem essa visão está com o seu espírito sempre pronto para viver qualquer momento, até mesmo aqueles momentos desagradáveis, de escassez, de duras provações. Afinal de contas, a vida não é feita só de momentos de glória, há momentos difíceis sim, que moldam a nossa fé e o nosso caráter, nos levando a amadurecer e a enxergar o futuro com uma nova perspectiva de vida.


Ioná Loureiro