quarta-feira, 17 de março de 2010

O perigo de se começar bem e terminar mal

Há um grande perigo que nos ronda, o perigo de começarmos bem e terminarmos mal no que diz respeito à nossa aliança e à nossa caminhada com Deus. O apóstolo Paulo tinha em mente essa preocupação: "antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, pregando a outros, eu mesmo não venha a ser reprovado" (I Cor. 9:27).

Muitos vezes começamos a nossa caminhada com Deus muito bem, com entusiasmo, com temor, com ousadia, com amor, só que com o passar do tempo, valores e sentimentos vão se perdendo. Parece que se apagam da memória princípios, alianças e até mesmo o temor ao Senhor. Neste sentido, tenho refletido sobre a trajetória de Gideão, o homem valente que foi chamado por Deus para livrar o povo de Israel da fúria dos midianitas.

Gideão, após ser chamado pelo Senhor, se entregou ao seu chamado e com apenas 300 homens venceu um poderoso exército. Combateu a idolatria e desfrutou de grandes experiências com Deus. Só que, lamentavelmente, com o passar do tempo, Gideão foi perdendo o temor ao Senhor. O seu coração já não era mais o mesmo, pois incitou o povo de Israel a cair em idolatria "fez Gideão disso um éfode e pô-lo na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ele; e foi por tropeço a Gideão e à sua casa" (Juízes 8:27). O resultado de sua atitude lhe rendeu nada mais nada menos do que a morte de 70 filhos que tivera, pois Abimeleque, um filho que gerara com uma concubina assassinou, de uma única vez, a todos eles "E veio à casa de seu pai, a Ofra, e matou os seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma pedra. Porém Jotão, filho menor de Jerubaal, ficou, porque se tinha escondido" (Juízes 9:5). E o Jerubaal, aquele que contendeu com a idolatria, teve sua herança ceifada por render-se a ela. Nos deparamos com uma página triste na história de alguém que foi usado por Deus tão poderosamente.

Creio que precisamos desenvolver a nossa salvação com temor e tremor, como nos recomendou o apóstolo Paulo ao escrever aos Filipenses "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor" (Filipenses 2:12).  Precisamos guardar o nosso coração, mantendo viva a nossa aliança com Deus. O temor ao Senhor deve ser desenvolvido e fortalecido em nossos corações. O tempo e as circunstâncias não podem apagar as experiências que temos tido com Deus e muito menos fazer com que percamos princípios e valores que tanto nos conduziram ao triunfo e às grandes conquistas. Não podemos começar bem e terminar mal. Não podemos permitir que as páginas da nossa história sejam manchadas por atitudes impensadas.