terça-feira, 29 de junho de 2010

A tristeza de Cristiano Ronaldo


Sinto muito pelo Cristiano Ronaldo, craque da Seleção de Futebol de Portugal. Após a eliminação de seu time nas oitavas de final, ele disse: "Estou destruído, completamente desolado, frustrado e com uma tristeza inimaginável". Ainda disse mais: "Sou um ser humano... e tenho o direito de sofrer só".

Meditando na triste experiência do Cristiano, digo que a vida é como uma partida e nem sempre ganhamos o jogo. Ou seja, nem sempre as coisas acontecem como planejamos. O importante é se ter em mente que neste jogo, os resultados negativos, que muitas vezes nos surpreendem, não podem roubar a nossa alegria. Tudo que acontece em nossa vida tem um propósito que geralmente desconhecemos ou não compreendemos, mas Deus sempre está no controle de tudo. Além do mais, a nossa vida não se resume numa partida e muito menos um resultado negativo encerra a nossa história. Ainda há muito o que viver, conquistar e aprender. 

E em meio às partidas da vida, jamais podemos nos render à tristeza e à depressão. E ainda que tenhamos o direito de sofrer, precisamos aprender a nos alegrar no Senhor. E esta alegria reside no fato de nos gloriarmos no "Senhor". Ou seja, quando depositamos a nossa motivação em títulos e na glória que vem do homem, facilmente nos abatemos, especialmente porque a glória deste mundo é passageira, efêmera. Mas a glória que vem do Senhor, ela é eterna e ultrapassa todos os limites da dor e da decepção.

E não nos esqueçamos que o nosso reino não é deste mundo. O nosso reino, que é o Reino de Deus, é baseado em justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rom. 14:17). Não podemos nos esquecer desta verdade.

"Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor" (II Cor. 10:17)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O JOGO AINDA NÃO ACABOU


Interessante a vitória dos EUA contra o time da Argélia. Durante os acréscimos, o jogador Landon Donovan conseguiu fazer um gol. Entre lágrimas, o jogador disse que o gol realizado o fez “acreditar que o bem existe no mundo”, pois a sua jogada deu aos norte-americanos a vitória de 1 x 0 e levou o time às oitavas de final.



Donovan falou durante a coletiva que passou por muita coisa nos últimos quatro anos, incluindo uma separação conjugal e durante esse período ainda teve de conviver com muitas críticas devido a seu desempenho ruim na Copa da Alemanha.

A grande verdade é que um jogo só termina quando acaba. Ou seja, enquanto a bola está rolando, sempre haverá uma chance, sempre haverá esperança. Tem momentos na vida que passamos por perdas, por dificuldades e ficamos aparentemente sós em meio a nossa dor. Olhamos em volta e a sensação que temos é que está tudo acabado. Parece que é o fim. Não vemos uma saída, um escape, um livramento. Ocorre, entretanto, que estamos no jogo da vida e enquanto estivermos em campo, sempre haverá uma esperança, especialmente quando cremos que o Deus que servimos é capaz de mudar a nossa sorte diante de nossos olhos. Já ouvi dizer que futebol é uma caixinha de surpresa, pois os resultados por vezes são inesperados e nos surpreendem. No jogo da vida não é diferente. Por vezes estamos na liderança e por vezes, temos a impressão de que estamos perdendo. A grande diferença é que a despeito de todas as circunstâncias, somos mais do que vencedores em Cristo Jesus.


Eu diria que o segredo para desfrutar a vida é justamente estar pronto para as surpresas, para o novo que nos surpreende. E, essencialmente, ter disposição e fé para virar o jogo sempre quando preciso. Como disse Donovan na coletiva, o bem existe, basta fazer as coisas do jeito certo. Acrescentando, digo que basta ter esperança.

“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lm.3:26)

Ioná Loureiro

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Amar é preciso

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor" (I Cor. 13:13)

Existem guerras que vencemos louvando. Outras guerras, vencemos clamando. E existem guerras que vencemos amando. O amor é o maior de todos os dons. O amor é capaz de destruir fortalezas, é capaz de transformar situações, é capaz de restaurar todas as coisas. O amor, na verdade, vence todos os medos. O amor é o vínculo da perfeição. Que Deus nos ensine a amar, pois o amor vence todas as barreiras. O amor nos fortelece, nos edifica e nos mantém de pé. Quando amamos, tudo fica mais fácil.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

BRINCANDO DE CASINHA?

Quando eu era criança, gostava muito de brincar de casinha. Quem nunca se lembra das brincadeiras no quintal, as panelinhas, as bonequinhas todas sentadas aguardando a comidinha. Brincadeiras de infância, grandes recordações. Tempos que não voltam mais.



E quando crescemos, nos vemos diante de uma outra realidade. O mundo adulto se coloca diante de nós e somos obrigados a encarar a vida com outros olhos, enfim, com maturidade e sobriedade. Neste contexto, costumo pensar que a vida a dois não é como brincar de cazinha, como fazíamos quando pequenos. Quando decidimos estar junto de alguém, formando um só com corpo com ela, estabelecemos uma aliança que é para toda vida. Uma aliança que deve resistir ao tempo, às crises e às adversidades da vida. Notamos, entretanto, que há uma grande infantilidade rondando os casais de nosso tempo, pois agem como crianças que logo desistem da brincadeira quando se enjoam ou quando acham algo mais interessante para fazer. Não há seriedade, não há aliança, não há compromisso. Na primeira dificuldade, no primeiro atrito ou sempre quando aparece alguém mais interessante, vão-se embora as promessas firmadas no altar. Desistem de tudo, dos sonhos, como quem desiste de uma brincadeira simples de criança. Não entendem o que disse Jesus ao afirmar que no mundo passaríamos por aflições, mas que precisaríamos ter bom ânimo. E é inegável reconhecer que o mundo de uma vida a dois tem lá suas aflições, seus momentos difíceis, enfim, os seus percalços. E quando decidimos caminhar ao lado de alguém, precisamos ter a consciência de que não estamos numa brincadeira e muito menos vivendo no mundo do faz de conta. Os desafios e as dificuldades de uma vida a dois são reis, são obstáculos, adversidades que precisam ser vencidas.


É bom saber, acima de tudo, que os princípios de Deus são capazes de nos tornar fortes e conscientes a este respeito, pois em Jesus compreendemos que o verdadeiro amor jamais acaba. Ao contrário, se renova e se fortalece em meios aos vendavais que atravessamos. Quero deixar claro que sempre ocorrerão suas exceções, ou seja, existem casais que se separam por motivos que só eles sabem explicar e não convém a nós o julgamento. Entretanto, precisamos ter em mente que o propósito de Deus é que o casamento seja uma aliança para toda vida, algo levado muito a sério, algo que não pode ser banalizado e levado como uma brincadeira, enfim, coisa de gente grande e consciente.

Ioná Loureiro

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AOS NAMORADOS

Eu e meu marido somos muito diferentes. Ele é fogo e eu sou água. Ele é tempestade e eu sou brisa. Mas, em meio as nossas diferenças, nos completamos e formamos uma só carne, um só corpo.



Percebo que, por vezes, muitos relacionamentos não prosperam porque há um conflito gerado quando um quer mudar o outro. Cria-se uma insatisfação quando não se consegue fazer com que o outro seja exatamente da forma como queremos ou idealizamos. Cada é um cada um. Somos todos obra prima do Criador e cada obra de arte tem os seus detalhes e seus traços característicos peculiares. Todos estamos em fase de aperfeiçoamento e amadurecimento. Todos estamos sendo lapidados. Homem perfeito e mulher perfeita, só mesmo nos contos de fadas da Disney.

O que importa, na verdade, é que apesar das diferenças, haja um objetivo em comum – viver em comunhão e em amor a fim de sustentar os laços familiares, pois a família é a base de uma sociedade saudável e feliz. E tudo fica melhor ainda quando convidamos Jesus a estar conosco, nesta caminha de surpresas e descobertas a dois, pois é o seu afago que nos desperta para a vida e nos livra das malvadezas dos invejosos.


Neste dia dos Namorados, vamos festejar de forma de diferente. Vamos festejar as diferenças e celebrar o amor em toda a sua plenitude, aquele amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.


Ioná Loureiro

terça-feira, 8 de junho de 2010

NO BANCO DOS RÉUS

“Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor” (I Cor. 4:5)

Tem momentos que falamos demais ao emitirmos julgamos prematuros. Julgamos as atitudes das pessoas, agimos como juízes e temos o prazer em colocar as pessoas no banco dos réus. Condenamos muitas vezes e nos esquecemos de julgar a nossa própria conduta.


Às vezes dizemos que fulano não presta, que não serve e marcamos com um x pessoas maravilhosas, servos de Deus, apenas por serem diferentes, ou por terem errado em algum momento de suas vidas, ainda que tenham trilhado o caminho do arrependimento.


Precisamos nos lembrar sempre que Jesus veio para salvar o perdido e não para julgá-lo. Os sãos não precisam de médicos, mas sim os doentes. No tempo certo, Ele se manifestará como o grande Juiz de toda Terra e saberemos quem é quem. Todos os joelhos se dobrarão, uns em adoração e outros em remorso e agonia. E acredite, haverá muitas surpresas neste dia.


E enquanto o grande Juiz não se revela, vamos acolher as vidas, sem pré-julgamentos ou preconceitos. Vamos cuidar da nossa vida e procurar corrigir os nossos próprios erros. Vamos juntos trabalhar para exaltar e glorificar o nome de Jesus. Vamos apascentar as ovelhas perdidas de Israel.


Ioná Loureiro

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Revelação

Às vezes passamos por momentos difíceis, tempos turbulentos. Geralmente, ficamos atônitos sem entender os motivos e as razões. Questionamentos surgem na nossa mente e ficamos confusos meio à dúvidas e incertezas.

O que fazer então? Em horas como estas, precisamos buscar em Deus uma revelação acerca do que estamos vivendo. E Ele, certamente, virá ao nosso encontro. Mas é preciso que estejamos abertos para ouvir o que Ele tem a nos dizer. É necessário que tenhamos ouvidos para ouvir.

Somos muito pequenos e servimos a um Deus muito grande e soberano e geralmente temos dificuldades em entender os seus caminhos. Para entendê-lo, é preciso que busquemos ter intimidade com Ele, intimidade esta que acontece nos bastidores, no silêncio das noites frias e sombrias.

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes" Jeremias 33:3

terça-feira, 1 de junho de 2010

Se for fofoca, tô fora – Se for benção, tô dentro

Existem muitas campanhas que são lançadas em prol do bem da sociedade. Se dirigir não beba, Lei Seca Eu Apoio, Diga não à pedofilia, etc. Neste contexto, venho lançar uma nova campanha “Se for fofoca, tô fora – Se for benção, tô dentro”.



A fofoca é um grande perigo para a sociedade. Uma fofoca pode destruir uma amizade, um casamento, enfim, grandes relacionamentos sociais. Interessante notar que em todos os lugares, sempre há um fofoqueiro de plantão. A fofoca é um mal antigo, começou lá nas regiões celestiais, onde o arquiinimigo de Deus conseguiu perverteu o coração de terça parte dos anjos que serviam ao Altíssimo. Posso até imaginar as mentiras que ele plantou no coração daqueles anjos. Foi uma fofocada só e no final da história foram todos lançados ao abismo. Depois, a fofoca fez mais uma vítima, a ingênua Eva foi logo emprestar os seus ouvidos à serpente “Mas não bem é isso que Deus disse..”. Enfim, com palavras persuasivas conseguiu confundir a mente de Eva a respeito do Criador e hoje todos nós sofremos as duras consequências.


E a cena se repete em nossos dias, pois quantas vezes emprestamos os nossos ouvidos à palavras mentirosas? Quantas fofocas são disseminadas diariamente? E com o avanço da tecnologia, a fofoca tem assumido novas dimensões, como, por exemplo, a fofoca virtual, onde pessoas disseminam fofocas pelo msn, Orkut, e-mail, etc. Por este razão, digo que o segredo é deixar claro que não emprestaremos os nossos ouvidos para a fofoca, ou seja, “se for fofoca tô fora, se for benção, tô dentro”. Faça um teste, ponha este slogan no seu msn que você será menos solicitado.


Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:16)