terça-feira, 29 de março de 2011

UM DEUS A PROCURA DE AMIGOS



Existem muitas pessoas que pensam que Deus só serve para resolver os problemas. Ou seja, só o procuram na hora do sufoco, na hora do aperto, na hora do desespero. Na verdade, é preciso enxergar ao Senhor com outra visão. Deus existe para que possamos nos relacionar com Ele em amor, numa relação de aliança e amizade.

Podemos dizer que Abraão enxergava Deus sobre essa ótica, especialmente porque andou com Deus, sem mesmo entender os seus propósitos. Ele simplesmente amou ao Senhor em todos os momentos. Ele o amou ainda mesmo quando Ele pediu o seu único filho em sacrifício, o filho da promessa, Isaque. Abraão amou e confiou no Senhor mesmo sem entendê-lo, por este motivo, foi chamado amigo de Deus “E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23). Afinal de contas, amigo verdadeiro é aquele que ama mesmo sem entender. Amigo é aquele que está perto, que caminha junto, mesmo em meio ao silêncio. Amigo é aquele em quem podemos confiar.


Creio que nos dias de hoje Deus está à procura de amigos verdadeiros. Enfim, pessoas que o sirvam, que o busquem simplesmente pelo que Ele é e não pelo que Ele pode oferecer. Pessoas que estejam dispostas a lhe entregar o que mais amam sem reservas, sem limites. Pessoas que estejam dispostas a ouvir a sua voz incondicionalmente. Pessoas que estejam dispostas a serem levadas para fora de suas impossibilidades e medos para contemplar as estrelas do céu. Enfim, pessoas que estejam dispostas a firmar uma aliança com o Senhor, sem reservas e sem limites. Esta a procura de "verdadeiros" adoradores.


Que sejamos amigos de Deus!

Pra. Ioná

sexta-feira, 25 de março de 2011

A BRONCA DE JESUS



"Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto" (Marcos 16.14)

Às vezes me ponho a imaginar a bronca que os discípulos levaram nesta ocasião. Sabe aquela bronca, aquele sermão que levamos quando crianças ou adolescentes. Aquele em que o nosso pai ou a nossa mãe, ou alguém que nos ama passa quase uma hora falando e repetindo as mesmas coisas, tentando nos mostrar que estamos errados, tentanto nos fazer amadurecer para a vida. Enfim, aquele sabão, como diz o ditado popular.

Creio que foi uma bronca assim que Jesus deu em seus discípulos. Posso imaginar Ele dizendo assim: - Gente, eu não acredito! Eu disse que eu ressuscitaria, eu falei, eu prometi. Passamos basicamente três anos juntos, vocês viram os milagres que eu operei, vocês me ouviram dizer que eu ressuscitaria e agora vocês simplesmente desacreditaram de tudo? Que é isso?! Quando é que vocês vão acordar! E daí por diante. Enfim, Jesus deve ter falado muito... Deve ter realmente sido uma bronca, uma escovada daquelas.

Os tempos passaram e tem momentos que precisamos levar uma bronca dessas, especialmente quando desacreditamos das promessas de Deus. Quantas vezes duvidamos? Quantas vezes perdemos a nossa fé e voltamos para Emaús? Quantas vezes nos tornamos imaturos e inseguros diante das adversidades?

Em momentos como estes, precisamos ser conscientizados de que Aquele que prometeu é fiel para cumprir. É preciso que Jesus venha e quebre a dureza de nossos corações para que possamos acreditar em suas promessas.

Pra. Ioná Loureiro