quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOZES



Estive refletindo nesses dias sobre as vozes. Ou seja, há um turbilhão de vozes à nossa volta. Diariamente, chegam aos nossos ouvidos informações de todos os lados, algumas construtivas, outras, por sua vez, completamente destrutivas, vozes que querem roubar a nossa fé. E diante de tanta coisa que ouvimos, precisamos saber muito bem discernir a voz do nosso Pastor, a voz suave do Senhor Jesus, para que em meio a tudo que ouvimos, não nos percamos em meio aos nossos referenciais.

Muito me impressiona em ver como nos dias de hoje as pessoas se tornam tão confusas e perdem tão facilmente as suas convicções. Parece que esqueceram do conselho do Apóstolo Paulo aos irmãos de Tessalônica “Examinai tudo e retende o que é bom” (I Tess. 5:21). Ninguém examina o que ouve, pois qualquer palavra, qualquer notícia é suficiente para mudar o coração. Tais pessoas, na verdade, não conseguiram desenvolver uma relação de intimidade com o Senhor e por conta disto, se tornam inconstantes, como meninos, enganados facilmente. Ou seja, por não saberem discernir a voz e a vontade de Deus, por não manterem uma vida de intimidade com o Rei dos Reis nos bastidores de seus corações, se confundem em meio às vozes que os cercam e abandonam facilmente as suas convicções.

Diante deste cenário, meu clamor é que tenhamos em mente o que disse Jesus certa vez: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:3). Isto é, não podemos esquecer que o Senhor nos conhece e tem uma direção certa para cada um de nós, pois Ele fala conosco de forma personalíssima. Em meio à tantas vozes que nos cercam, somos sim capazes de ouvir a voz do Mestre Jesus a ponto de não sermos enganados.

Que tenhamos, portanto, ouvidos para ouvir o que Espírito Santo tem a nos dizer. Que sejamos maduros!  Que possamos discernir o que procede de Deus e o que procede do engano.


Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. 

Salmos 34:5 .” (Salmo 34:5)


Pra. Ioná Loureiro

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ONDE ESTÁ A NOSSA SEGURANÇA?


Hoje o Rio de Janeiro acordou um pouco assustado, em estado de alerta. Há um clima de insegurança no ar. Estamos sem proteção humana, pois a Polícia Civil e Militar decidiram entrar em greve por melhores salários. Em momentos como estes, a Palavra de Deus é um refrigério. Um bálsamo que nos acalma e nos faz sentir seguros. A nossa confiança realmente precisa estar no Senhor e não nos homens "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus; Uns encurvam-se e caem, mas nós nos esguemos e ficamos de pé" Salmo 20:7,8)
Diante das notícias, logo me lembrei do Salmo 121 que compartilho com todos.


Samo 121
Elevo os meus olhos para os montes:
De onde me virá o socorro ?

O meu socorro vem do Senhor que fez o Céu e a terra !
Não deixará vacilar o teu pé:
Aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará, nem dormirá o Guarda de Israel.

O Senhor é quem te guarda.
O Senhor é a tua sombra a tua direita.
O sol não te molestará de dia,
nem a lua de noite.

O Senhor te guardará de todo mal,
Ele guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada, e a tua saída,
desde agora e para sempre

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

COLAPSO MENTAL


A mente é o cerne de tudo. Nos dias de hoje, vemos à nossa volta muitas vidas com a mente enferma. Basta ligarmos a TV e ouvirmos os noticiários que nos deparamos com cenas de violência e crueldade, provenientes de mentes enfermas, mentes carnais. Vemos pessoas descontroladas por todos os lados. A geração RIVOTRIL cresce assustadoramente. Os consultórios de psiquiatria estão lotados. Os psicólogos já não dão conta do recado. São muitas mentes enfermas. É algo assustador! E se não vigiarmos, entramos para este rol de pessoas desajustadas emocionalmente.
 
Diante de todo este colapso mental, precisamos buscar em Deus uma mente sã. Precisamos lembrar, a todo instante, que temos a mente de Cristo. Não podemos entrar na neura que o mundo vive. Precisamos buscar diante do Senhor o equilíbrio, a paz que excede todo entendimento.
 
Jesus nos deixou a receita para fugirmos do desequilíbrio mental "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e acharei descanso para a vossa alma" (Mateus 11:29). Aprendei de mim, disse Jesus. Ou seja, o grande segredo para termos uma mente saudável é justamente seguirmos a Jesus, nos apegando a Ele de todo o nosso coração. Jesus é o equilíbrio perfeito! Ele revelou através de suas atitudes o caminho de uma mente sã, pois em todos os desafios que enfrentou, até mesmo quando as suas emoções o confrotaram, ele soube agir com equilíbrio.
 
Na verdade, quando olhamos para Jesus, quando clamamos pelo seu nome, somos tomados por um refrigério. As ideias em nossa mente se organizam, a confusão e o desespero cedem lugar à uma grande bonança, a uma paz inexplicável.
 
Que possamos trazer sobre nós o jugo de Jesus, que possamos aprender com Ele para tornarmos pessoas mansas e humildes de coração, em meio a um mundo repleto de pessoas descontroladas

Pra. Ioná Loureiro