sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Estabelecendo prioridades




Um dia desses, eu e uma grande amiga estávamos falando sobre o quão importante é estabelecermos prioridades. Ou seja, diante do mundo que nos cerca, diante de nossos compromissos, diante de um dia que tem apenas 24 horas, precisamos aprender a estabelecer as prioridades.

A este respeito, quantas vezes perdemos tempo com coisas que não valem à pena? Quantas vezes gastamos dinheiro com aquilo que não é pão. Quantas vezes andamos de um lado para o outro, inquietos e não fazemos o que realmente deve ser feito, não entendemos o que é realmente é importante neste ou naquele momento? Quantas vezes não rnão paramos para ouvir a voz de Deus.

Jesus, em todo o tempo, estabeleceu prioridades e nos ensinou a agir desta forma. Quando fez uma visita à Maria e Marta, abordou claramente esta questão. Ao se deparar com Marta, sempre correndo de um lado para outro, fez a seguinte declaração: “Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas. Uma só é necessária. Foi Maria quem escolheu a melhor parte: ela não lhe será tirada” (Lucas 10:41). 

Ou seja, Marta não entendia que aquele não era o momento de limpar a casa e arrumar as coisas. Aquele era “o momento”, “a oportunidade” de ouvir os ensinamentos do Mestre. Maria, por sua vez, lançou-se aos pés de Jesus. Entendia que precisava priorizar este momento. Interessante notar que quando da morte de Lázaro, seu irmão, mais uma vez Maria lançou-se aos pés de Jesus, numa atitude de total de dependência e submissão. Vale salientar que as lágrimas de Maria tocaram o coração de Jesus, pois Ele, ao vê-la chorar, comoveu-se em espírito e perturbou-se. Jesus então chorou ao vê-la chorar.

E quanto a nós? O que temos priorizado em nossas vidas? Quantas vezes priorizamos tantas coisas e não investimos em nosso relacionamento com Deus e depois queremos que Ele se sensibilize com as nossas causas e venha depressa nos socorrer?

Penso que, a todo o momento, precisamos rever as nossas prioridades. Penso que precisamos escolher a melhor parte. 

Pra. Ioná Loureiro



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CONVERSAS E AFAGOS QUE ROUBAM O CORAÇÃO




Difícil encontrar alguém que não aprecie um bom papo, uma boa conversa, um beijo e um abraço. Na verdade, o ser-humano gosta de um afago, de uma boa conversa.  

Valendo-se desta característica do ser-humano, existem pessoas que se aproveitam disto para enganar e roubar corações, fazendo com que se afastem dos propósitos de Deus. Neste contexto, quero fazer alusão a um homem que praticamente usurpou o reino de seu pai através de uma “boa” conversa e de um caloroso afago. Me refiro a Absalão, filho do rei Davi.

Como sendo o provável herdeiro ao trono, Absalão não quis se submeter à vontade de Deus e desejando assumir o reinado, tomado por uma ambição desenfreada, começou uma campanha sutil e secreta para ganhar a simpatia do povo e afastar o seu pai do trono. Sua estratégia foi justamente se instalar à porta de Jerusalém, chamando à sua presença todos aqueles que vinham em procura de justiça da parte do rei. E assim, através de uma sutil conversa, de um caloroso aperto de mão e um beijo, Absalão roubava o coração do povo, atraindo-os para si.

“Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para lhe fazer reverência, ele estendia a mão e, pegando nele o beijava. Assim fazia Absalão a todo Israel que vinha ao rei para juízo; desse modo Absalão furtava o coração dos homens de Israel” (II Samuel 15:5,6)

Ao lermos toda a história, vemos que aos poucos, Absalão foi usurpando o reino de seu pai. Utilizando-se de uma “falsa” empatia, aos poucos foi conquistando os corações. O rei Davi acabou tendo que fugir de sua presença, abandando o seu reinado, só retornando mais tarde, após a sua morte.

A história de Absalão nos deixa uma lição. Precisamos ter muito cuidado com a sutileza daqueles que se aproximam de nós com segundas intenções. Infelizmente, nem todo beijo, nem todo abraço, nem toda conversa é sincera. Satanás é sutil e se aproveita sempre de situações como estas para colocar em nosso caminho pessoas, aparentemente “boazinhas”, para tentar roubar o nosso coração, justamente para tirar de nós tudo o que levamos anos para conquistar. 

A grande verdade é que sempre tem alguém querendo impedir o nosso crescimento. Quantas pessoas são roubadas desta forma?! Quantos não se deixaram levar por um bom papo, um terno afago, e aos poucos foram levadas a questionar a justiça de Deus e abandonar o seu chamado? Quantos foram levados a abandonar os seus projetos e sonhos? Quantos não caíram em grandes armadilhas? Não foi justamente isto que a serpente fez com Eva, no Jardim do Éden? Não foi justamente desta forma que o Príncipe deste mundo subverteu terça parte dos anjos de Deus? Não foi com um beijo que Judas traiu a Jesus em troca de 30 moedas de prata?

Tenhamos cuidados, estejamos atentos! Não é à toa que o Senhor nos adverte a guardarmos o nosso coração. 

Pra. Ioná Loureiro

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VOCÊ SE AMA?



O segundo grande mandamento que o Senhor Jesus nos deixou, conforme Mateus 22:39 diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

È possível amar alguém quando não se ama? Na verdade, é um tanto difícil amar o próximo quando não nos amamos. Precisamos, portanto, nos amar, nos valorizar como pessoas e principalmente como filhos de Deus.

Existem muitas pessoas que não se amam, pois vivem mergulhadas em complexos de inferioridade, baixa autoestima e por aí vai. E por não se amarem, não ocupam os espaços que deveriam ocupar na sociedade e no mundo espiritual. Por não se amarem, se entregam à timidez, ao medo de expor seus sentimentos, ao medo de viver, ao medo de mostrar o seu ser, a sua essência. Andam de cabeça baixa e se acham incapazes e até imprestáveis. Permitem que palavras depreciativas, vinda de outras pessoas os torturem.

Mas aquele que ama a si msemo, todavia, anda de cabeça erguida, não tem medo da vida e ainda que seja humilhado não permite que a humilhação o paralise. Quem se ama reconhece o seu real valor e, principalmente, conhece o valor que Deus lhe dá como seu filho, como herdeiro de todas as suas promessas. Quem se ama sempre arranja um jeito de dar a volta por cima. Quem se ama é soberano como aquele que o criou.  

E então?! Você se ama?!

Pra. Ioná Loureiro