quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DIFERENTES NÍVEIS DE FÉ


“Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas; Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu” Romanos 14:1-3

Hoje estive lendo Romanos 14 . Precisamos entender que existem níveis de fé. Ou seja, cada um ao se relacionar com Deus possui um nível de maturidade. Não podemos exigir das pessoas um nível de entendimento que elas ainda não possuem. Precisamos ter paciência até que elas cresçam e comecem a atender o seu chamado.

Recebemos a mente de Cristo no momento em que aceitamos Jesus em nosso coração, só que a mentalidade cristã é algo que vai acontecendo aos poucos, à medida que vamos crescendo na fé e à medida que vamos construindo a nossa história com o Senhor.

Por isso, precisamos ter muito cuidado para não exigirmos das pessoas uma maturidade que elas ainda não possuem. Muitas vezes julgamos reações e sentimentos e não entendemos que aquela pessoa ainda não possui o nível de fé que temos. Muitas delas ainda não chegaram onde chegamos.
Jesus, o Mestre dos Mestres, compreendia esta questão e lidou com os seus 12 discípulos entendendo o momento e o sentimento de cada um deles. Ele entendeu o momento de Pedro e aguardou que ele amadurecesse na fé e até que viesse a se tornar o homem que foi tremendamente usado por Deus na Igreja Primitiva.

O Senhor respeitou o tempo de Pedro. Precisamos, da mesma forma, a respeitar o tempo de cada um ensinando, confiando e amando, como fez Jesus.

Pra. Ioná Loureiro

O DINAMISMO DE DEUS


Eu quico igual a siri na lata diante do imprevisível. Ou seja, gosto de planejar a vida, gosto de ser previsível e é comum me desconsertar quando estou diante do inesperado. Aliás, sempre bati de frente com mudanças de rotas e planos.

Só que um dia desses uma amiga me disse a seguinte frase: Ioná, Deus é dinâmico! Eu então, pensei?! Dinâmico?! O que Deus tem a ver com dinamismo?!

Então, fui refletir sobre a questão. O que é dinâmica?! Bom, dinâmica é a parte da mecânica que trata do movimento dos corpos sob a influência de forças. Diante deste conceito, Jesus me fez lembrar de sua conversa com Nicodemos.

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” João 3:8

Acabei concluindo que o poder de Deus nos movimenta e nos conduz sempre para o centro de sua vontade. Deste modo, surpresas e mais surpresas fazem parte da vida daqueles que caminham com Deus. Ou seja, mudanças de rotas e de planos são comuns na vida daqueles que são conduzidos pelo Espírito Santo de Deus. Isto porque de acordo com as situações, “do andar da carruagem”, o vento sopra mesmo e faz com que exista sempre uma mudança de direção para o nosso bem.

Concluo então que não dá para ser previsível diante do dinamismo de Deus. Não dá para controlar o agir de Deus. O importante é deixar o vento soprar... 

Pra. Ioná Loureiro

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SUBORNOS QUE CONQUISTAM O CORAÇÃO




“Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente e já tinha convalescido. Ezequias se agradou disso e mostrou aos mensageiros a casa do seu tesouro...” Isaías 39:1

Compartilho com todos a minha reflexão de hoje da Palavra de Deus. Estou lendo o livro de Isaías e hoje estava meditando no capítulo 39. Ezequias e os presentes dos babilônicos.

Neste texto, vemos uma cena que aconteceu há milhares de anos mas que se repete diariamente, em todos os segmentos. Ou seja, muitos se derretem diante de um agrado, de uma bajulação, de um presentinho. Pessoas diariamente se vendem, se prostituem em troca de uma vantagem, de um benefício. Ezequias se “agradou” dos presentes dos babilônicos e saiu logo mostrando os seus tesouros. Abriu seu coração, sua casa, o precioso que Deus havia lhe dado. Acabou se entregando nas mãos do inimigo e sua atitude juntamente com as atitudes do outros reis insensatos trouxe um dos piores cativeiros que Israel já viveu.

Aprendemos com isto que é preciso guardar o coração. Precisamos ser firmes e criteriosos. Diariamente pessoas nos oferecem acordos, alianças em troca da nossa honra, da nossa integridade, dos nossos princípios, dos nossos valores, da nossa constituição. A nossa atitude tem que ser como a atitude de Eliseu que não aceitou o presente de Namaã, comandante do Exército da Síria. “Voltou o homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor, em cuja presença estou, não o aceitarei, instou como ele para que o aceitasse, mas ele recusou” II Reis 5:15,16. Ele se manteve firme enquanto Geazi acabou se tornando leproso quando, movido for sórdida ganância, aceitou os presentes que Namaã havia oferecido a Eliseu.

Precisamos ser pessoas firmes e zelar pelos princípios e valores que o Senhor colocou em nossas mãos. Não podemos jamais nos vender e aceitar subornos e alianças com pessoas que não são amigos de Deus. 

Obs Preferencialmente, leia os comentários deste capítulo (Isaías 39) da Bíblia Apostólica, de onde extraí subsídios para escrever esta reflexão. 

Pra. Ioná Loureiro

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CONVERSAS QUE CONQUISTAM O CORAÇÃO




Penso que todo aquele que almeja influenciar vidas precisa gostar de uma boa conversa, especialmente porque palavras podem conquistar corações, transformando vidas. Além disso, é conversando que conhecemos o coração das pessoas. “Mas o que sai da boca procede do coração...” (Mateus 15:18) 

Jesus sabia da importância de uma boa conversa. A experiência da mulher Samaritana, que todos conhecemos muito bem, é um exemplo claro de uma conversa que conquistou o coração. Cansado da viagem, Jesus se depara com aquela mulher e estabelece um diálogo com ela “Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber” (João 4:7). Jesus então conversa com aquela mulher, quebrando paradigmas e lhe oferece a água da vida que transformaria o seu interior.

Percebemos que em todo o ministério de Jesus ele estava com os seus discípulos e conversava com eles. Ele fazia questão de almoçar na casa de gente pecadora, gente considerada à escória da sociedade chegando inclusive a ser chamado de comilão e beberrão.  Mas lá estava Jesus conversando, conquistando os corações. Ele entendia que para transformar vidas, seria preciso se aproximar, conversar para tocar corações.

Olhando, portanto, para a vida de Jesus, para o modo como se relacionava com as pessoas, podemos aprender algumas lições a este respeito. Vejamos.

1) Bons ouvintes. Em primeiro lugar, para conquistar corações é preciso saber ouvir. Percebo que nos dias de hoje as pessoas andam impacientes, não querem ouvir e não se colocam com bons interlocutores. Ou seja, não querem investir tempo ouvindo. Alguns, inclusive, se escondem, se omitem e se tornam inacessíveis. Jesus sabia ouvir! Aliás, ele fazia questão de ouvir. “E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?” (Marcos 8:27)

2) Valorizando sentimentos. Não podemos desprezar sentimentos. Ou seja, o que é insignificante para mim pode ser muito importante para meu irmão. O que é fácil para mim, pode ser difícil para meu irmão. O que é compreensível para mim, pode ser incompreensível para meu irmão e por aí em diante. Portanto, é preciso conversar respeitando sentimentos para transformá-los e isto sem preconceitos ou resistências. “Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias” (Mateus 17:4)

3) Sendo acessível. Para conquistar corações, é preciso ser acessível, ou seja, é preciso querer se comunicar. É preciso estar perto, estar junto e misturado. Jesus andava tão perto de seus discípulos que na hora em que foi preso pelos soldados romanos teve que ser reconhecido através de um beijo. Ou seja, não vivia isolado numa condição de superioridade, estava sempre ali, perto de seus seguidores. “Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava” João 13:23

4) Dispondo de tempo. Para conversar é preciso dispor de tempo. As pessoas hoje em dia andam numa grande correria, envolvidosuitos compromissos. Difícil hoje encontrar alguém que esteja disposto a investir tempo numa boa conversa. Jesus levou praticamente 3 anos de sua vida conversando com os seus discípulos. Em três anos estabeleceu, através de longas conversas, um relacionamento que formou o caráter de homens que revolucionaram o mundo. Muitas vezes queremos que as pessoas amadureçam e não dedicamos tempo a elas. “Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer” Marcos 6:31

5) Estabelecendo vínculos e alianças. Conversas estabelecem vínculos e alianças. Um dia desses estava conversando com um grande advogado. Ele estava me explicando que a sua relação com os clientes vai além do escritório. Ou seja, ele costuma sair com seus clientes para um momento de lazer e descontração. Ali eles acabam se conhecendo melhor e isto vai gerando um elo, uma liga, uma identificação. Podemos notar que Jesus sempre estava acompanhado de seus discípulos e através de conversas lhes ensinava grandes segredos espirituais. “Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes” (João 21:9-10)

Que possamos, portanto, investir em relacionamentos. Que tenhamos isto como prioridade, pois é conversando que estabelecemos vínculos e alianças que marcam corações e transformam vidas. 
Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. ( I Tim 4:16)

Pra. Ioná Loureiro

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O QUERIDINHO DE DEUS



"Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor a meu servo de Davi" Isaías 37:35

Há algo que me intriga. O que tinha Davi para tocar tão profundamente o coração de Deus. Em várias trechos da Palavra, nos deparamos com Deus afirmando que por amor a Davi, traria livramento ao povo de Israel. Por amor a Davi! Por amor a Davi! 

O que tinha Davi de tão especial? O que ele fez para conseguir atrair tão profundamente o coração de Deus? Tem momentos, confesso, que fico até com ciúme de Davi. Parece até que ele é o queridinho de Deus. Por amor a Davi...Por amor a Davi...

Ao mesmo tempo, quando me deparo com todo este sentimento da parte de Deus em relação a Davi, sinto um desejo enorme de também ocupar este espaço no coração de Deus. Não por inveja, não por ciúmes, mas simplesmente porque Ele é meu tudo, minha essência, meu refrigério, meu consolo, minha fortaleza. 

Eu tenho um alvo na minha vida. Também quero ser a queridinha de Deus. Quero também ouvir Deus dizer:  - Por amor a minha serva Ioná, eu trarei livramentos para sua geração. Por amor... Por amor...

Enfim, quero ser amada por Deus porque sei que este amor me basta, me supre, me fortalece. 

Pra. Ioná Loureiro