sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A RESPONSABILIDADE É NOSSA


Muitas vezes culpamos os nossos pais, nossos irmãos, as pessoas à nossa volta ou até mesma a Igreja pelos nossos fracassos. Só que depende de nosso posicionamento diante de Deus a nossa mudança de sorte. A responsabilidade é inteiramente nossa!

"Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a benção e a maldição: a benção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus...a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus..." Deut. 11:26-28

Pra. Ioná Loureiro

sábado, 8 de dezembro de 2012

O BOM ÂNIMO QUE TRANSFORMA




Um dia desses eu estava assistindo a um programa muito interessante sobre aspectos culturais dos canadenses, especificamente aqueles que vivem numa região muito fria onde no inverno a temperatura alcança a média de 30 negativos.

O noticiário estava mostrando como os canadenses fazem para tornar o inverno algo prazeroso e divertido. Eles mostraram atividades de lazer na neve e no gelo como, por exemplo, concurso de esculturas no gelo. E ali víamos pessoas alegres, se descontraindo numa região extremamente fria. Ou seja, como eles não conseguem mudar a condição climática em que vivem, eles arranjam formas criativas de se adaptar àquele ambiente.

Na verdade, o ser-humano, criado por Deus, é um ser versátil que tem a faculdade de transformar o seu mundo, o ambiente que o cerca.

Existem situações que não podemos mudar e juntamente por este motivo, o Senhor nos permite transformar uma situação, aparentemente desagradável, em algo prazeroso, suportável, digamos assim.

JESUS disse que no mundo teríamos aflições, mas que temos de ter bom ânimo (João 16.33). Esse bom ânimo é justamente essa capacidade de transformar algo amargo em algo prazeroso. É fazer como os canadenses que conseguem se divertir com o gelo e a neve.

O segredo, portanto, é ter esta versatilidade que o Senhor nos dá. Ela está dentro de nós, basta que tenhamos este bom ânimo, esta disposição para transformar a maldição em benção, fazendo com que águas amargas se tornem doces.

Que o Senhor nós ajude neste sentido. Que tenhamos a criatividade de transformar em benção algo que é difícil de entender ou superar. Que tenhamos bom ânimo, sempre.

Pra. Ioná Loureiro