sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ESCOLHAS ERRADAS, CORAÇÕES PARTIDOS



A vida sentimental é uma área muito delicada na vida de qualquer pessoa, pois constantemente nos deparamos com pessoas sofrendo por amor, ou seja, pessoas sofrendo desilusões amorosas. Nos deparamos com relacionamentos desfeitos, sejam relacionamento de anos ou de pouco tempo.

Diante de tantos dissabores na vida afetiva, qual será o motivo de tantos desencontros? Por que se sofre tanto por amor?

Eu penso que o cerne da questão está justamente em “escolhas erradas”. Digo isto porque muitas vezes nos envolvemos sentimentalmente com alguém sem buscarmos a direção de Deus. Agimos por impulso e não segundo a direção do Senhor. Somos seres emocionais e cheios de afeto, cheios da ânsia de viver um grande amor, só que muitas vezes nos confundimos na hora de fazer a escolha mais séria de nossa vida, que é a escolha de nosso cônjuge, alguém com quem temos o objetivo de formar uma família e compartilhar os nossos sonhos.

Para comprovar a minha tese, quero traçar um paralelo entre dois homens que tiveram destinos diferentes com base em suas escolhas.

Primeiramente, quero falar sobre Sansão. Um homem escolhido por Deus, repleto de virtudes e de força. Homem que tinha tudo para viver um grande amor e viver dias felizes na terra. Deus certamente tinha propósitos maravilhosos para sua vida sentimental mas Sansão escolheu seguir unicamente o seu coração e se envolveu com uma mulher que o seduziu em troca de privilégios. Seu nome, Dalila. Sansão então entregou seu coração a uma mulher que não o amava, a uma mulher que o traiu e conseguiu afastá-lo dos planos que o Senhor tinha para sua vida. Todos sabemos o fim trágico que Sansão teve. Morreu cego, soterrado em meio aos seus inimigos. Seus sonhos foram interrompidos com um fim triste e sombrio.

O outro homem se chama Isaque, filho de Abraão e Sara. Filho da promessa, um homem igualmente escolhido e separado por Deus. Parece meio estranho mas Isaque não teve a oportunidade de escolher a sua esposa. O seu pai, preocupado com o seu futuro, mandou o seu servo fiel Eliezer buscar uma esposa dentre a sua parentela para casar-se com ele. Casou-se aos 40 anos de idade, sem desespero e sem atropelos. O Senhor colocou no caminho do servo de seu pai uma esposa linda e fiel para Isaque, uma mulher com quem se casou e amou profundamente e com quem viveu uma linda história de amor. Isaque prosperou muitíssimo, morreu em ditosa velhice, deixou filhos e uma descendência poderosa na terra.

Ao olharmos para a história destes dois homens, percebemos o quão importante é ter zelo na hora de viver um grande amor, pois a nossa vida sentimental pode ser considerada como um divisor de águas em nossas vidas. Vemos, portanto, que esta escolha não pode ser uma escolha feita na carne, mas no espírito, isto é, debaixo da direção de Deus. Muitas vezes fazemos escolhas erradas, como aconteceu com Sansão, pois nos deixamos levar unicamente pelos nossos sentimentos e não levamos em conta a vontade do nosso Deus que é sempre boa, perfeita e agradável. Por vezes se escolhe erradamente um parceiro e depois de um tempo surge aquele clássico questionamento: onde foi que eu errei?

 

O meu conselho, para quem está a espera de um grande amor, de um bom encontro, é que tenha muita cautela e que busque com cuidado a direção de Deus. Além disso, um outro conselho que dou é que ouçam a seus pais e a seus líderes espirituais, pois muitas vezes eles enxergam a verdade que você não quer enxergar. E, acima de tudo, estejam sempre abertos para ouvir a voz de Deus.  

Rebeca, antes de partir para se encontrar com Isaque e formar uma família, foi abençoada por seus pais. Muito me espanta hoje em dia ver a forma como as pessoas se relacionam sentimentalmente.  Vão se envolvendo e muitas vezes não consultam os seus pais, os seus líderes que muitas vezes são vistos para chatos, intrometidos e antiquados. Não buscam conselhos e mergulham de cabeça sem nenhum tipo de cautela, de orientação e sem direção. São afoitos e não entendem o que é esperar, o que é pedir sinais para saber discernir a vontade de Deus.

Por fim, desejo a você que anseia por viver um grande amor, que Deus o abençoe e que o oriente neste sentido. Que a sua história seja tão linda como a história de Isaque e de tantas outras pessoas que souberam buscar a direção de Deus no tocante a este momento tão lindo, tão importante e tão sublime. Que você saiba esperar o momento certo de viver um grande amor.

 

Pra. Ioná Loureiro