quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O SEGREDO DA FELICIDADE


O segredo da felicidade

A humanidade vive em busca da felicidade. Sabemos que por detrás dos sonhos, das conquistas, dos desejos que em geral que há no coração do homem, há o querer ser feliz. E muitas vezes, em meio a esta procura, o homem se decepciona pois apesar de tudo o que se tem, de tudo o que se conquista, ainda existe no peito a tristeza, a falta da tão sonhada felicidade.


Paira então na mente a seguinte pergunta: Será que a felicidade existe? Será que é possível ser feliz?! E alguns, em meio a seus questionamentos, chegam a afirmar que a felicidade não existe, sendo este um sentimento que somente será desfrutado na glória, quando partirmos deste mundo e habitarmos com o Senhor. Mas será que é realmente impossível experimentar a felicidade neste mundo?!


Na verdade, a felicidade existe, é um estado de alma que todos podemos vivenciar. Tudo depende de como a conquistamos e a experimentamos. Tudo depende dos caminhos que trilhamos para encontrá-la. Vejamos, a seguir, alguns caminhos que podemos trilhar para encontrar a tão sonhada felicidade.


1. Alegrando-se com o que se tem. O primeiro caminho para encontrarmos a felicidade é nos alegrarmos com o que temos. O apóstolo Paulo conhecia este caminho “Não digo isto por causa da necessidade, pois já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11) “tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”. Muitos não encontram o caminho da felicidade porque não conseguem se alegrar com o que têm. Ou seja, estão sempre tristes e insatisfeitos com a vida. Não conseguem ter um coração grato pelo que já conquistaram, desprezam sempre os pequenos começos. Quando aprendemos a nos alegrar com o que temos, somos felizes. Hoje talvez não estejamos vivendo a situação que gostaríamos de viver, mas o que temos e onde estamos já é uma grande benção. Estar vivo já é uma grande benção.


2. Tendo a consciência de que dias melhores virão. Por mais que o momento que estejamos vivendo seja caótico e preocupante, precisamos ter em mente que tudo vai passar. Não há dor ou problema que dure para sempre. A vida é feita de experiências e de momentos que muitas vezes são dolorosos, mas que são momentâneos, como afirma a Palavra de Deus “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria bem pela manhã” (Salmo 30:05). Precisamos ter a certeza de que o melhor de Deus ainda está por vir, a tempestade vai passar.


3. Vivendo o presente sem receios do futuro. Muitos não conseguem ser felizes por viverem o presente com medo ou apreensivos com relação ao futuro Ou seja, de tanto se preocuparem com o futuro, deixam de desfrutar a alegria proporcionada pelo presente. Jesus nos advertiu quanto a esta verdade: “Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34). O nosso futuro está nas mãos de Deus. Estejamos alegres por poder viver cada dia.


4. Tendo uma mente sã. Aquele que consegue ter uma mente saudável, consegue encontrar o caminho da felicidade. Muitos são tristes e vivem infelizes porque nutrem o seu coração com palavras negativas e pensamentos ruins. É importante reconhecer que a tristeza encontra abrigo em uma mente presa à idéias negativas. Por este motivo, é preciso constantemente avaliar o que pensamos. De boas palavras precisa transbordar o nosso coração (Salmos 45:01). O Apóstolo Paulo nos ensinou o segredo:”Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). Assim, o que fugir deste parâmetro de pensamento, deve ser logo arrancado de nosso coração.


5. Deixando Deus arrancar a tristeza do coração. Para encontrar o caminho da felicidade, é preciso reconhecer que existe um Deus Poderoso que tem poder para arrancar de nós toda a tristeza. Deus não nos criou para vivermos tristes diante das adversidades e perplexidades que a vida nos apresenta. Jesus tem como missão ordenar acerca dos tristes que se lhes dê uma coroa ao invés de cinzas, óleo de alegria em lugar de pranto, e vestes de louvor ao invés de espírito angustiado (Isaías 61 03). Por este motivo, não podemos não conformar com a tristeza, pois sempre o Senhor quer arrancar de nós todo tipo de lamento. Basta que clamemos!


Esses são apenas alguns caminhos para encontrar e felicidade. Como se pode verificar, o segredo não é ficar rico da noite para o dia, encontrar o grande amor da sua vida, enfim, adquirir riquezas ou realizar sonhos pessoais, o que não quer dizer que não devamos buscá-los. Mas o segredo para encontrar a felicidade está justamente em repensar os nossos valores e a nossa forma de enxergar a nossa vida e o Deus que nos criou. A felicidade existe, basta que queiramos encontrá-la.

Ioná Loureiro
05/02/2008
02h35m

Nenhum comentário: