terça-feira, 31 de agosto de 2010

O CHAMADO E A CRISE

Estive refletindo sobre a crise de Elias. Um homem de Deus com um grande chamado que com sua simples oração fez cessar a chuva, cair fogo do céu e conseguiu desafiar cerca de 450 profetas de Baal. Um homem de fé mas que, em dado momento de sua vida, deixou que o medo invadisse o seu coração. Quando ameaçado por Jezabel, entrou em crise chegando, inclusive, a desistir da própria vida. “Já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (I Reis 19:4). Interessante notar que anos mais tarde, o Apóstolo Paulo, um homem que também tinha um chamado, também se deixou desesperar pela própria vida “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima de nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida” (II Cor. 2:8).


Enfim, Elias tinha um chamado. E quanto Deus lhe questiona amavelmente “Que fazes aqui Elias...” (I Reis 19:9), Elias explode alegando o seu penoso trabalho “...Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada,e só eu fiquei, e buscam agora tirar a minha vida” (I Reis 19:10), como muitas vezes fazemos. Eram muitos os questionamentos que existiam em seu coração. Deus, por sua vez, não alimenta as suas queixas, o seu sentimento de “coitadismo”, mas lhe dá um direcionamento, conscientizando-o do seu chamado “E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo caminho do deserto de Damasco; e chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel...” (I Reis 19:15,16). Deus então entra em cena e mostra para Elias que o seu chamado estava acima de qualquer sentimento humano ou questionamento. Ou seja, embora Satanás insista em nos ameaçar e nos levar a questionar muitas coisas, a achar que estamos sozinhos, o nosso chamado se sobrepõe a tudo isso. A caverna jamais será o lugar adequado para um ungido de Deus.


E é confortante saber que para nós sempre haverá um alimento, sempre haverá uma brisa suave a nos impulsionar para o ide, para o grande chamado que o Senhor tem para nós. A cada manhã, o Senhor nos diz: Vai...Cumpra o seu chamado...Você é minha Testemunha.. E aquele tem um chamado deve sempre alimentar de Jesus Cristo, pois Ele é o pão da vida. Aprendemos com Elias que quem tem um chamado não deve se render à crise, enfim, não deve se entregar ao medo ou qualquer ou sentimento que queira paralisar os propósitos de Deus em sua vida.


Ioná Loureiro

Nenhum comentário: