segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TOY STORY - UMA HISTÓRIA DE GENTE GRANDE

Durante as férias, eu tive a oportunidade de levar meus filhos ao cinema para assistir o filme TOY STORY 3. Uma gracinha de filme que recomendo para todas as idades. É um filme infantil que revela uma grande verdade para nós adultos, pois fala de algo muito importante – a unidade, tão escassa nos dias de hoje.



O filme conta a história de um grupo de brinquedos que juntos vivem grandes dificuldades e aventuras para reecontrar o seu dono. A trama gira em torno das dificuldades enfrentadas pelos brinquedos e o grande segredo para que ultrapassem todas as barreiras, é justamente a união. Em meio ao sentimento de rejeição, injustiças e dissabores, os brinquedos - em unidade - conseguem finalmente sobreviver em meio aos desafios enfrentados. Ao assistir o filme, lembrei da unidade experimentada pelos irmãos da Igreja Primitida, relatada em Atos dos Apóstolos:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2:42-47).

Como vemos, a Igreja viveu um grande crescimento porque havia entre eles uma grande unidade. Eles estavam sempre juntos e tinham tudo em comum.  A unidade, na verdade, é o grande segredo para crescermos em todos os sentidos, especialmente porque somos membros uns dos outros. Juntos somos fortalecidos. Mas, lamentavelmente, Satanás tem investido pesado para fazer com o que homem viva só, fazendo-o achar que não precisa de ninguém. Tem feito, inclusive, que os homens vivam em rivalidade, entregando-se a uma competição insana e destruidora. No filme, os brinquedinhos se salvaram porque se mantiveram juntos, unidos e um ajudando o outro. Interessante notar como uma história desenvolvida para crianças releva uma verdade espiritual, como vemos a seguir:

 “Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus.
(Isaías 35.3-4);

"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" (Gal. 6:2);

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros" Filipenses 2:3-4.

Ou seja, o desejo do coração de Deus é que vivamos em união. Bom seria que todos vivêssemos assim, unidos, tendo o coração limpo como o coração de uma criança, livre de rivalidades, invejas, arrogâncias, enfim, livres de partidarismos e do desejo absurdo de trair ou contemplar o mal do seu próximo. 

Ioná Loureiro

Nenhum comentário: