quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A persistência que fortalece



"E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras" (Mateus 26.44)

Estive refletindo sobre a oração de Jesus no Getsêmani. Prestes a viver o momento mais doloroso de sua vida, o mais crucial, Ele se põe a orar com fervor. E um detalhe extremamente interessante foi o seu clamor, que se repetiu por três vezes. Mais interessante ainda foi que se tratavam das mesmas palavras. Ou seja, Jesus orou as memas palavras por trêz vezes, o que denota persistência, fervor, fé.

Tenho aprendido que o nosso relacionamento com Deus é cercado por esta persistência, por este fervor, por esta fé. Muitos sucumbem e naufragam em sua caminhada com Deus por desanimarem, por perderem o seu vigor. Uma vida saudável com Deus é mercada por um envolvimento profundo através da oração e da busca ao Senhor. Naquele momento, Jesus estava sozinho, seus discípulos estavam dormindo, exaustos mas Ele se pôs a orar com insistência. Aprendemos com Jesus que não podemos nos deixar abater pela desânimo que muitas vezes está a nossa volta. Precisamos persistir insistentemente!

Creio que naquele momento, Jesus se deparou com o silêncio de Deus. Por este motivo, orou por três vezes consecutivas. Por três vezes pediu para que aquela grande responsabilidade fosse retirada de seus ombros. Orou até que a paz invadisse o seu coração. Orou até que tivesse a certeza de que deveria cumprir a sua missão. Da mesma forma, precisamos adotar este hábito - orar insistentemente até que a paz invada o nosso coração. Ocorre, entretanto, que muitas vezes não oramos no momento em que a tristeza tenta nos afligir. Encaramos os desafios sem ter em nosso coração a paz que excede todo entendimento, a paz que tem aquele que faz do Senhor o seu refúgio e a sua fortaleza. E geralmente, por não termos esta paz, nos desesperamos na hora em que a nossa fé é provada.

Por este motivo, é extremanente importante que sejamos como Jesus, tendo o hábito de orar com insistência, independente se os que estão conosco estão adormecidos. Precisamos orar quantas vezes for necessário, até que a paz reine em nosso coração. Agindo assim, seremos fortalecidos para enfrentar todos os desafios que surgirem em nosso caminho.

Nenhum comentário: