sexta-feira, 6 de maio de 2011

PRECONCEITO SOB A ÓTICA DOS TRILHOS



Estação da SuperVia da Penha - RJ


Às vezes fico pensando como somos preconceituosos.


Moro na Penha (RJ) há cerca de 11 anos. Perto de minha casa tem uma estação de trem da Supervia. Durante quase todos estes anos, nunca havia viajado de trem, especialmente porque as pessoas diziam que era horrível viajar de trem, que era um sofrimento, que as pessoas eram mal educadas. Enfim, com base nas informações que me passaram, me abstive de viajar de trem. Durante muitos anos, utilizava um ônibus até a estação do Metrô Rio para fugir do trem. Ou seja, optava por viajar de Metrô.


Só que a partir do final do ano passado, resolvi não mais levar em consideração o que as pessoas diziam sobre o trem. Resolvi arriscar! Resolvi ver a situação com meus próprios olhos. No primeiro dia, confesso, tive medo, pois imaginava que encontraria cenas horríveis. Só que correu tudo normal. Não há conforto visual, pois os vagões são antigos e nem todos tem ar-condicionado, mas é bem mais tranquilo que o Metrô. Quanto às pessoas que viajam de trem, são pessoas normais. Gente que tem coração, gente que sonha, gente que luta pelo pão nosso de cada dia.


Enfim, no trem nunca escutei um xingamento, no metrô, já ouvi coisas cabeludas. No trem, nunca presenciei uma cena de violência, no Metrô já presenciei socos e muitas discussões. No trem, nunca passei mal. No metrô, quase tivo um treco quando viajei num vagão super lotado, fui tão esprimida que mal conseguia respirar. No trem, nunca me estressei com ninguém. No metrô, já me estressei com uma dona que cismou com a minha cara, dizendo que eu estava a empurrando. Mas depois, tudo se acalmou e a gente se entendeu.


Enfim, como as aparências enganam. Lamento muito pelo tempo que perdi no Metrô Rio. Ainda viajo às vezes, mas só para ir para a Faculdade à noite. Aliás, como a mídia tem noticiado, o Metrô Rio está cada vez mais insuportável nos horários de "rush". Vagões com ar-condicionado, modernos e bonitinhos escondem dentro de si a agonia de muitos que sofrem calados e alguns que, em meio ao orgulho ao preconceito, deixam de viajar de trem, especialmente porque acham que viajar de trem é coisa de gente pobre e ignorante.  

Infelizmente, o mesmo acontece em vários aspectos de nossas vidas. Muitas vezes, somos julgados pelo dizem a nosso respeito e não pelo que verdadeiramente somos, já que infelizmente as pessoas de um modo geral tem a tendência de serem preconceituosas, ou seja, formam um pré-conceito de alguém com base em comentários e não em sua própria essência.
 
Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: