segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Quem tem ouvidos, ouça...





Interessante quando analisamos a diferença entre ouvir e escutar. O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas além disso compreender e processar a informação internamente.

A popular expressão "entrou por um ouvido e saiu pelo outro" ilustra o ato de ouvir, quando a informação parece não ser capturada pelo receptor do som. Já a expressão "fala que eu te escuto", popularizada pelo programa religioso de mesmo nome, mostra o sentido de escutar, em que um tem o poder da fala e o outro dá atenção ao que é dito como forma de alívio da angústia pela palavra. 
Com base nesta definição, logo me veem à mente uma das falas de Jesus após proferir uma de suas parábolas
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 13:9)
Ou seja, muitas vezes escutamos mas não queremos ouvir, não queremos aceitar, não queremos compreender. Ou seja, muitas vezes vamos à Igreja, achamos a Palavra uma benção, mas não permitimos que aquela Palavra transforme a nossa vida, não damos atenção à ela. Ouvimos mas não aceitamos...
Que o Senhor nos ensine a verdadeiramente escutar a sua Palavra a fim de sermos transformados.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:7
Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: