quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O PLANO B



O PLANO B


Eu entendo que viver é um grande desafio, pois a cada momento a vida nos surpreende com situações e circunstâncias inesperadas, causando em nós, muitas vezes, grande perplexidade e espanto. Alguns, diante de tais surpresas que julgamos desagradáveis, se desesperam, se entristecem e muitas até desistem da própria vida. O que fazer então diante deste dilema que a vida nos apresenta?
Eu diria que o grande segredo é sempre ter um plano B em mente. Esclareço, neste sentido, que ter o plano B em mente é ter a maturidade para encarar e encontrar saídas diante das adversidades que a vida nos apresenta. É saber olhar para o alto e entender que sempre haverá uma saída, uma luz no fim do túnel, e que todas coisas acabarão contribuindo para o nosso bem. É ter a coragem de continuar ainda que as coisas não tenham acontecido como esperávamos. Enfim, é ter o bom ânimo que Jesus nos ensinou “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (João 16:33)
José, quando esteve no Egito, soube muito bem aplicar o plano B. Já que estava na prisão, se dedicou a transformar aquele lugar, a ser uma pessoa útil. Afinal de contas, de que adiantaria murmurar diante daquela situação ou ficar de mal humor? Restava apenas tocar o barco, como diz a gíria popular. E o resultado de sua atitude foi a honra e o reconhecimento “...o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali” (Gênesis 39:22). Semelhantemente, Paulo, o apóstolo, estava sempre preparado para aplicar o plano B. E como sabia?! Paulo sabia tanto aplicar o plano B que declarou com veemência que estava apto para enfrentar toda e qualquer situação. Vejamos uma de suas declarações:

“ Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:11,12,13)

Muitas acham que viver é complicado, que vieram ao mundo para sofrer. Eu afirmo que a vida é maravilhosa, basta que estejamos sempre prontos para encarar as suas surpresas, aplicando sempre o plano B quando necessário. Basta que tenhamos maturidade para entender que nem sempre as coisas acontecem da forma como queremos. Se pensarmos assim, não entraremos em desespero. Eu afirmo, acima de tudo, que Deus está no controle de tudo e se ele permite que algo de inesperado aconteça, é para o nosso próprio proveito e crescimento. Afirmo, finalmente, que o Senhor sabe muito bem o que está fazendo "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro"(Jeremias 29:11). Tudo depende, unicamente, de nossa postura e visão diante das adversidades e, essencialmente, de nossa fé, pois Ele tem poder para reverter todo e qualquer tipo de maldição em benção.

Ioná Loureiro

Nenhum comentário: