segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A PLASTICIDADE DO CERÉBRO CRISTÃO


A PLASTICIDADE DO CÉREBRO


Uma recente descoberta dos cientistas diz respeito à plasticidade do cérebro. Ou seja, pensava-se que pela idade de 3 anos o cerébro tinha sua estrutura rigidamente estabelecida. A ciência comprovou, no entanto, que a organização que o tecido cerebral assume no começo da vida não é difinitiva. Percebe-se, deste modo, que o cérebro é moldado, muito concretamente, pela experiência individual de cada um, especialmente pelas informações que recebe no decorrer de sua existência.


Partindo desse pressuposto, venho alertar a todos sobre importância de alimentarmos o nosso cerébro com a Palavra de Deus e com as suas promessas. O que os cientistas hoje estão desvendando, é algo que Deus já conhecia desde os primórdios como sendo o grande criador da humanidade. Vejamos o que Ele disse para Josué:


"Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido" Josué 1:8


Em outras Palavras, Deus estava dizendo a Josué que era preciso que o seu cerébro fosse alimentado da Palavra de Deus, Palavra esta que o conduziria à vitória. Muitas vezes vivemos depressivos, angustiados e derrotados porque o nosso cerébro tem sido moldado com coisas ruins, tais como palavras negativas, medo, fracasso, etc. Ou seja, deixamos que a nossa mente se alimente de palavras que minam a nossa fé e confiança em Deus. Por este motivo, precisamos ter o cuidado de regar o nosso cerébro com a Palavra de Deus, indo à igreja, ouvindo louvores, enfim, nos alimentando do Espírito. Todavia, ao invés de termos esta atitude, muitas vezes nos deixamos envolver por fofocas, palavras mentirosas, canções fúteis e cenas que nada têm a nos acrescentar. Permitimos, desta forma, que o nosso cérebro seja moldado por malignidades e obras da carne. A plasticidade de nosso cérebro passa a ser mal trabalhada, sendo construída com uma série de deformações.


Diante destas reflexões, precisamos compreender que o nosso cerébro precisa estar repleto da Palavra de Deus, pois é a partir do que recebemos em nossa mente que tudo se amplia em nossas vidas, sejam fracassos, sejam vitórias. As grandes definições de nossas conquitas partem de nosso cerébro, de sua forte de alimento. Tenhamos, deste modo, o cuidado de regarmos a nossa mente com as promessas de Deus, mantendo sempre uma boa consciência.


"Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé" (I Tim. 1:18,19)

Nenhum comentário: