quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ÁRVORES DO SENHOR


"Jequitiba-rosa no Parque estadual do Vassununga, Santa Rita do Passa quatro, SP. Esta arvore pode ser considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos do mundo, com idade estimada em 3.050 anos. Por ironia, neste terreno, um dos mais férteis do planeta, planta-se cana de açúcar, e esta árvore apenas não foi cortada antes de ser criado o parque, por ter sido muito difícil arranjar um instrumento para conseguir derrubá-la"



ÁRVORES DO SENHOR

Texto: Isaías 61:1-3

O Espírito Santo de Deus habita em nós. Através de sua unção especial, somos vitoriosos, enfim, somos árvores plantadas pelo Senhor, para a sua glória. Mas para vivermos este grande mover de vitórias e de conquitas, é preciso que estejamos conscientes de quem somos em Deus. Ou seja, tudo depende de como nos enxergarmos. Como dito anteriormente, Deus nos vê como árvores, verdadeiros carvalhos de justiça.

Vejamos, a seguir, como o Senhor nos vê, fazendo um parâmetro em relação à natureza das árvores:

1. ÁRVORES SÃO FORTES E RESISTEM AO TEMPO -Existem árvores que resistem à verdadeiros e terríveis vendavais. E algumas, por sua vez, ultrapassam anos e épocas. Da mesma forma, precisamos entender que como árvores plantadas pelo Senhor somos fortes, inabaláveis. II Cor. 12:10 - E ainda que nos sintamos fracos, somos fortes pois o Senhor nos sustenta com a sua destra fiel.

2. ÁRVORES CONSEGUEM PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO - Dificilmente vemos alguém regando uma árvore. Elas são expostas ao tempo e conseguem produzir o seu próprio alimento através de suas raízes e do processo de fotossíntese. Da mesma maneira, nós nos alimentamos do Senhor, através de nossa relação de intimidade com Ele. Não depedemos dos outros para nos manter de pé, a nossa dependência vem do Senhor - Salmo 77:01 - Hoje, o véu foi rasgado e temos livre acesso a Deus. Não podemos ser do tipo de pessoas que vivem na dependência de que outros outros nos tragam alimento, ou seja, pessoas que vivem a pedir que orem por sua vida e sem conseguir manter uma relação de intimidade com Deus.

3. AS ÁRVORES SÃO VALOROSAS - As árvores são essenciais para a humanidade. Elas são uma das principais fontes de exigênio do planeta. O que seria da terra senão existem as árvores?! Precisamos, neste sentido, que assim como árvores somos especiais para Deus e para aqueles que estão a nossa volta. Muitos querem nos depreciar, nos fazer pensar que não valemos nada e que não servimos para Deus. Todavia, precisamos entender que Deus nos vê de forma especial - Isaías 49:16 - O nosso nome está gravado em suas mãos. Não podemos nutrir sentimentos de baixa-estima ou de inferiodade, achando que somos os piores seres humanos, que não somos ninguém. Nós temos valor!

4. AS ÁRVORES SERVEM DE ABRIGO - As árvores produzem uma sombra aconchegante e são um refrigério contra o calor e o sol forte. Deus nos escolheu para servirmos de abrigo aos aflitos. Em Hebreus 12:12 está escrito: "levantai as mãos cansadas e os joelhos vacilantes". Ou seja, precisamos abrigar, acolher aqueles que precisam de ajuda, de apoio, de uma palavra amiga. Muitos nos procuraram para receber uma Palavra de transformação. Somos uma fonte de abrigo ao aflito. Esta á a nossa missão!

5. AS ÁRVORES SÃO CHEIAS DE VIDA - Quando olhamos para as árvores, desfrutamos de uma beleza sem igual. As suas folhas possuem uma nuance de cores especiais que embeleza o ambiente a sua volta. Semelhantemente, o Senhor nos envolve com a sua alegria e vigor através do Espírito Santo de Deus. E esta alegria ninguém pode roubar de nós - João 16:22. Assim como árvores, há vida em nós pois temos a unção de Deus.

E como árvores do Senhor, precisamos sempre estar próximos às correntes de águas. Nunca podemos nos afastar de Jesus, a Água da Vida. João 7:38 "Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

Em Salmos 1:1-3 lemos "Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará"

Ou seja, somos as árvores do Senhor e como árvores:

a) Fruticaremos (verso 3) - Teremos frutos, produziremos. Não seremos infrutíferos. Tudo o que fizermos prosperará;

b) As nossas folhas não cairão (verso 3) - Não morreremos, antes viveremos as promessas que Deus tem para as nossas vidas. Não perderemos as nossas forças. Muitos estão mortos espiritualmente, nós, porém, viveremos e estaremos sempre diante do Senhor;

c) Estaremos sempre plantados na Casa do Senhor. Em Salmos 92:12-13 lemos: "O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano; plantados na Casa do Senhor, floresceção nos átrios do nosso Deus". Vemos, assim, que nada nos separará do Senhor. Estamos sempre firmados em sua presença, nos alimentando na Casa de Deus e fazendo a sua obra.

Como árvores, seremos uma grande benção e estenderemos as nossas raízes para a direita e para a esquerda. Ninguém nos removerá de nosso lugar, de nossas promessas.

Nenhum comentário: