quinta-feira, 14 de agosto de 2008

ORAÇÃO CORPORATIVA


ORAÇÃO CORPORATIVA


É sempre assim. Os cinco minutinhos a mais na cama. O relógio despertador que não foi ouvido. O metrô que passou lotado. O ônibus que não parou no ponto. A barca que atrasou. O colega que furou com a carona. Enfim, são vários os contratempos que nos levam a chegar atrasados no trabalho. E meio a tanta correria ou em meio aquela paradinha para tomar o café, sempre acabamos nos esquecendo de orar a Deus antes de iniciar as nossas atividades profissionais. E no final do dia, estamos cansados, exaustos e muitas vezes repletos de pepinos que não conseguimos resolver. Geralmente, temos a impressão de que o dia não rendeu e de que o trabalho está muito desgastante.
Neste sentido, quero dizer que orar antes de começar mais uma jornada de trabalho precisa ser um hábito em nossas vidas. Hábito este que faz uma grande diferença. Como sabemos, trabalhar não é nada fácil, encarar um dia de trabalho requer muito a orientação e a benção do Senhor. Penso que o mercado de trabalho é uma selva, onde só sobrevive aquele que é forte, que tem a força do Leão da Tribo de Judá. Diariamente, nos deparamos com desafios que muitas vezes querem nos desanimar e nos fazer desistir. Não é à toa que vemos muitas pessoas que acabam, em meio a tanta pressão, pedindo as contas, assinando, precipitadamente, a sua carta de demissão. Mas quando temos uma vida de oração, quando iniciarmos o nosso dia de trabalho buscando a Deus e entregando em suas mãos os desafios que teremos de enfrentar no decorrer de nossa jornada de trabalho, clamando por sabedoria, nos sentimos mais fortes, nos sentimos amparados e protegidos pelo Senhor.
Eu diria, neste contexto, que é muito bom fazer o que chamarei de oração corporativa, ou seja, aquela oração específica pelo trabalho, pela empresa que trabalhamos, pelos nossos colegas, enfim, pelo nosso sucesso profissional, reconhecendo com esta atitude que sem a benção do Senhor não somos nada, pois a nossa capacitação vem de Deus. “"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (15:4-5). E esta oração não precisa ser longa, mas objetiva e sincera, seja dentro do banheiro, em sua estação de trabalho, enfim, em qualquer lugar. O importante é estar conectado a Deus em um ambiente onde a força do Senhor é fundamental, é a mola mestra para o sucesso profissional.

Ioná Loureiro

Nenhum comentário: