quinta-feira, 12 de março de 2009

DESERTOS



A palavra deserto provém do latim desertus, particípio passado de deserĕre, cujo significado é "abandonar". Desertos são regiões que recebem pouca precipitação pluviomética (água). Como conseqüência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos freqüentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade.

Percebemos que o deserto fez parte da história de grandes homens de Deus. Vemos esta verdade na vida de Moisés, Davi, João Batista, Jesus, o nosso Senhor e Paulo.

Moisés: "E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe" (Ex. 3:01)

Davi: "E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão" (I Samuel 23:14)

João Batista: "E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel" (João 1:80)

Paulo: "Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos" (II Cor. 11:26)

Jesus:"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4:11)

Estes são apenas alguns exemplos de homens que estiveram no deserto.

Mas, por que o deserto? Na verdade, deserto é lugar de habilitação, crescimento, reflexão, amadurecimento e, acima de tudo, lugar de contato íntimo com Deus. É no silêncio e no meio do aparente abandono que ouvimos a voz do Senhor com mais sensibilidade. Há uma grande riqueza escondida no deserto, riqueza de transformação de visão, de valores e de aprendizado. Interessante notar que em meio a toda sequidão do deserto, as nossas experiências nos remetem a um sede maior de Deus.

"¶ [Salmo de Davi quando estava no deserto de Judá] O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água" (Salmo 63:01)

Sede esta que nos aproxima daquele que nos ama profundamente e que tem a supramacia de saciar a nossa sede.

"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba" João 7:37

Deserto, não é lugar de dor. É lugar de fortaleza, é local de abrigo no esconderijo do Altíssimo. É local onde o Senhor nos concede asas para voar além das impossibilidades. É local onde aprendemos a enxergar o mundo a nossa volta com os olhos da fé.

Nenhum comentário: