quarta-feira, 25 de março de 2009

JURAS DE AMOR


Acho muito interessante a variação das diferentes juras de amor vivida na adolescência. Os adolescentes amam com tanta facilidade numa explosão de sentimentos e declarações amorosas, que nos surpreendem. É comum vermos, por exemplo, jovens apaixonados fazendo declarações fervorosas, envolvendo profundas afirmações de amor. É um tal de “eu te amo”, “você é tudo pra mim”, “eu não vivo sem você” e daí por diante. Mas em pouco tempo, numa repentina mudança de ares, o relacionamento se esfria, se rompe. E de repente, lá se foi o amor tão afirmado e exposto com tanto sentimento. E logo após, surge um novo amor e com ele, novas juras, novas declarações repletas de paixão. É um ciclo que se repete, o ciclo das juras de amor da juventude.

Não condeno e nem critico esta fase da adolescência e juventude. Afinal de contas, quem nunca se viu neste contexto, quem nunca fez grandes juras de amor nesta fase da juventude, fase em que os sentimentos se misturam e se confundem. As mãos frias, o coração acelerado, noites sem dormir pensando no amado, as frases de amor no caderno, no quadro de giz, nas palmas das mãos. A grande questão, entretanto, é o cuidado que se deve ter nesta fase. Ou seja, é preciso ter muito cuidado, pois em meio à tamanha explosão de sentimentos, em meio à tantas juras de amor, limites acabam sendo ultrapassados, especialmente quando se misturam sentimentos e desejos, já que na mente de muitos jovens, o amor só pode ser expressado e vivido em meio à carícias que sempre acabam culminando no sexo fora do casamento.


O adolescente é livre para amar, para demonstrar seus sentimentos mas precisa ter o cuidado para não desprezar os valores deixados pelo Senhor, especificamente quando nos orienta a manter o nosso corpo em santidade, reservando para o casamento os momentos de prazer tão explorados e distorcidos pela mídia e pela sociedade em que vivemos. O adolescente pode se apaixonar, paquerar, fazer as suas juras de amor como lhe convém, tendo sempre em mente que a sua vida sexual só pode ser iniciada dentro dos propósitos de Deus. Agindo assim, não experimentará dias tenebrosos, que podem lhes roubar a alegria de uma fase tão linda. Juras de amor não podem exceder os limites da razão e do temor ao Senhor, vindo a comprometer o bom futuro reservado por Deus.

Nenhum comentário: