segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O ESTÍMULO MINISTERIAL

Tive a oportunidade de conhecer um pediatra muito bom. E fazendo uma visitinha em seu site, vi um detalhe que me chamou bastante atenção.  Foi uma foto com uma menininha, isto é, uma de suas pacientes, com a seguinte frase:
 
"O carinho de nossos pequenos pacientes é o maior estímulo para os desafios do exercício da nossa profissão"
 
Para matar a curiosidade, envio, em anexo, a foto em questão. 
 
Não estou fazendo propagando do Dr. Domingos. Aliás, só tive, até o momento, um único contato com ele.  É que achei muito interessante o seu site e a impressão que me passou quando estive com ele. Ele me transmitiu credibilidade no exercício de sua profissão. 

Sei que ser pediatra é um grande desafio. Aliás, li esta semana uma matéria na ISTO É que nos alerta para o fato de que estão faltando pediatras no Brasil. Por ser uma especialidade puramente clínica, a remuneração é muita baixa. Além disso, este tipo de profissional precisa estar à disposição 24 horas praticamente, lidando com pais ansiosos e ainda têm de lidar com a dificuldade de atender pequenos pacientes que mal sabem se expressar. Diante destas dificuldades, muitos têm perdido o estímulo em se tornar um pediatra.
 
Mas como disse o Dr. Domingos, o carinho dos seus pequenos pacientes é seu grande estímulo. Ou seja, seu foco é levar cura às crianças e não as dores de cabeça que sua profissão certamente lhe proporcionada. 
 
Neste contexto, venho dizer que o estímulo é também fator essencial para qualquer servo de Deus, para aqueles que se propoem a pregar o evangelho. Tomo a liberdade, inclusive, de parafrasear a declaração do Dr. Domingos: "A transformação das vidas é o maior estímulo para os desafios do exercício ministerial". Sinceramente, vejo muitos que desistem no meio de sua trajetória ministerial porque perderam o seu estímulo em realizar para Deus. Os motivos são os maiores variados. Mas a grande verdade é que quando o nosso foco são as vidas, não há nada o que roube a nossa motivação.
 
Jesus, que esteve aqui na Terra cumprindo o seu ministério, carregava em seu coração este sentimento. Mateus consegue relatar este sentimento com perfeição: "E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas. como ovelhas que não têm pastor" Mateus 9:36
 
Assim, precisamos constantemente reavaliar os nossos sentimentos, verificando qual tem sido o nosso verdadeiro estímulo em realizar para Deus. Tenhamos em mente que o nosso amor pelas vidas nos torna fortes o suficiente, a ponto de vencermos qualquer desafio.  

Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: