quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OPERAÇÃO VERDADE! EU APOIO!




Essa semana deu a louca nos professores lá da Faculdade de Direito. Na entrega das provas, rolou sermão, lição de moral, esculacho e tudo mais. Tudo porque nas provas finais a cola dentro de sala rolou solta.

Eu nem vi porque sempre sento lá na frente para não cair em tentação. Mas disseram os professores que as colas foram as mais absurdas. Teve, por exemplo, aluno que não percebeu que as provas eram diferentes, contendo número de questões diferentes e teve a burrice de repetir em sua prova as questões do colega. Teve uma professora que ao revisar os códigos em uma turma, encontrou cola em 31 deles. Ela apanhava os códigos e tomava a prova dando um zero bem redondo. Enfim, foi a OPERAÇÃO SEM COLA. EU APOIO! 

Atitudes como estas refletem o grande índice de reprovação no Exame da OAB e os resultados do Exame do ENADE, que avaliou as Faculdades de nosso país, levando o MEC a reprovar diversos cursos de graduação em várias Faculdades. Alguns alunos pensam que a cola resolverá os seus problemas. Eles se esquecem que, quando colam, estão enganando a si mesmos e, lá na frente, irão colher as consequências de suas atitudes. A grande verdade que é a vitória jamais se firma na mentira. Chega um dia que a casa cai, pois, como diz a Palavra, não há nada em oculto que um dia não venha a ser revelado. O segredo do sucesso é, portanto, ser verdadeiro, especialmente porque o trono do nosso Deus é firmado na verdade. A Palavra de Deus, inclusive, nos recomenda a nos cingirmos com o cinturão da verdade.

Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade” (Efésios 6:14a) 

Eu colei uma vez na minha vida, na 5ª série do Ensino Fundamental. Tinha posto a minha cola na carteira e a professora me trocou de lugar. O resultado é que fui para a recuperação nesta matéria. Minha mãe me deu surra daquelas e eu prometi para mim mesma que nunca mais iria colar na minha vida. Aprendi a lição! Na verdade, tenho percebido que a verdade abre portas, nos estabelece e nos eleva a uma condição de honra.
Entretanto, tenho percebido que nos dias de hoje, a verdade está em crise. Creio que porque o fim se aproxima, o Pai da mentira tem influenciado a muitas pessoas a andarem na mentira. Não me refiro às mentiras relacionadas às colas dos universitários, e sim ao hábito que muitos têm de mentir e de se enganarem a si mesmo... Eles podem até enganar os outros, mas chega um dia que a verdade vem à tona, pois a verdade sempre triunfa.

Que Deus nos ajude nisto, para que sejamos verdadeiros.

Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: