quarta-feira, 9 de maio de 2012

INVEJA - MARCA DA RELIGIOSIDADE






"E, expelido o demônio, falou o mudo; e as multidões se admiravam, dizendo: Jamais se viu tal coisa em Israel! Mas os fariseus murmuravam: Pelo maioral dos demônios é que expele os demônios" (Mateus 9:33-34).

Cheguei à conclusão de que a inveja é uma forte característica da religiosidade. Os fariseus, que eram extremamente religiosos, tinham grande inveja de Jesus.  Eles o invejavam justamente porque não possuiam a autoridade que Jesus tinha. Não tinham a palavra de autoridade que Jesus tinha e jamais conseguiam realizar os milagres que Jesus fazia. Por esta razão, eles  faziam de tudo para denegrir e manchar a imagem de Jesus, pois a inveja habitava profundamente em seus corações.

E o que é inveja? Inveja é justamente desejar aquilo que é do outro. É desgosto e ódio pela prosperidade e alegria de outrem.  O religioso é justamente assim. Ele não consegue se alegrar com a vitória do seu próximo, fazendo exatamente o contrário do que nos recomenda a Palavra de Deus "alegrai-vos com os que se alegram..." (Rom 12.15). Ou seja, sente tristeza e amargor quando se depara com o sucesso de alguém. Vale salientar que o invejoso, geralmente, é aquela pessoa que não consegue realizar, é incompetente, não tem nada. Ou seja, ele gasta tanto tempo azarando a vitória alheia que não tem tempo para realizar as suas próprias conquistas. 

Quando observamos os religiosos que perseguiam a Jesus, vemos neles estas características. Ele se importavam mais em criticar a Jesus, em condenar as suas atitudes, do que se alegrar por uma vida que era curada de sua enfermidade. Eles queriam a qualquer custo destruir a Jesus, pois os invejosos têm prazer em entregar, em matar aquele que realiza com excelência ou que possui grandes virtudes . "Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado" (Mateus 27:17,18).  

O invejoso, na verdade, não entende que cada um tem a sua porção.  Seu coração é um coração malígno, pois foi através da inveja que Satanás, o Príncipe deste mundo, perdeu a sua posição, pois desejou ocupar o lugar de Deus. Foi a inveja, inclusive, que originou a primeira cena de homicídio da humanidade, quando Cai assassinou o seu irmão Abel, por invejar o sentimento que Deus tinha a seu respeito.  

Que o Senhor nos livre deste sentimento maldito, que o Senhor nos livre desta religiosidade, que o Senhor nos livre da inveja.  E se, por um acaso, este sentimento tentar invadir o nosso coração, que seja transformado em grande admiração, como a admiração tida por João Batista em relação a Jesus, que com suas palavras conseguiu expressar a sua admiração por aquele chegou impactando e atraindo a atenção de todos, ocupando o lugar da voz que clamava no deserto " Convém que ele cresça e que eu diminua" (João 3:30)  

Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: