quarta-feira, 19 de setembro de 2012

LIDANDO COM A PRESSÃO DO MUNDO CORPORATIVO




Tenho feito alguns aconselhamentos e tenho percebido que as pessoas andam vivendo muitas pressões no ambiente corporativo. Ou seja, sempre me deparo com alguém dizendo que não agüenta mais, que vai pedir as contas, e por aí vai. Só neste mês, fiz três aconselhamentos em que a pessoa disse que estava pensando em pedir as contas, que ia abrir mão do seu trabalho.

A grande verdade é que precisamos estar prontos para suportar a pressão, pois no ambiente de trabalho nos deparamos com várias situações, tais como, competição, demandas urgentes, conflitos de relacionamento e até mesmo, em alguns casos, assédio moral. Enfim, são muitos os conflitos. 

Eu, particularmente, tenho cerca de 23 anos de carteira assinada e já passei por muitas pressões. Teve momentos que fui ao banheiro chorar, teve momentos que tive vontade de dizer uns desaforos, teve momentos que tive vontade de apanhar minha bolsa e ir embora, teve momentos que tive vontade de dar um safanão no colega de trabalho e por aí vai. Lembro-me de uma situação super atípica. Em uma empresa que trabalhei, tivemos uma candidata que no seu segundo dia de trabalho, apanhou a sua bolsa e foi embora, sem dizer adeus.

Enfim, são muitas as situações. Percebo que o diabo, muitas vezes, cria situações à nossa volta, buscando nos oprimir para que percamos a cabeça e venhamos a abrir do nosso emprego. A minha recomendação é que jamais a pessoa faça isso. As pressões vêm, mas elas sempre passam. A tempestade sempre se acalma. É preciso ter jogo de cintura e, essencialmente, ter uma vida de oração. Uma sugestão que sempre dou é que a pessoa sempre, antes de começar a trabalhar, faça uma oração rápida, consagrando ao Senhor o seu dia, pedindo graça ao Senhor para aquela jornada de trabalho, como fez Jacó ao firmar um voto com Deus em Betel.

Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” Gen. 28:20-22)

Penso que nem preciso dizer o quanto a consagração do dízimo é importante.

Quando olhamos para Jacó, percebemos que ele passou por muitas pressões. Foi enganado, teve que trabalhar em dobro para casar-se com Raquel, mas o Senhor deu a ele estratégias para se tornar um homem muito próspero. “E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos” (Gen. 30:43). Ou seja, Jacó, com a força do Senhor, superou as pressões do dia-a-dia.

Meu conselho, portanto, para aqueles que estão vivendo pressões no trabalho, é que mantenham a calma e que confiem no Senhor, pois Ele é aquele que amplia a nossa visão e nos concede paz, nos dando estratégias para desfrutarmos de uma boa jornada.

Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: