sexta-feira, 21 de maio de 2010

EM BUSCA DE UM DIVÃ


Hoje, quando cheguei no trabalho, me deparei com um texto bastante interessante. O artigo é voltado para âmbito empresarial e fala sobre os pequenos gestos que grandes empresas fazem para agradar os seus clientes, detalhes estes que fazem a diferença.


Refletindo sobre esta questão, penso que existem alguns detalhes em nossa vida ministerial que fazem a diferença. E nos dias de hoje, creio que a “atenção” que damos às pessoas é um grande diferencial. Vou explicar melhor. Há um tempo atrás, uma pessoa chegou na igreja pedindo um aconselhamento. Ela me explicou que tentou falar com o seu pastor diversas vezes, mas não tinha conseguido. A secretária disse que a agenda dele estava lotada e que ia levar um bom tempo para atendê-la, cerca de dois meses. Como a sua angústia era grande, me pediu ajuda. E assim conversamos e ela sentiu um alívio muito grande, pois conseguiu por para fora o que tanto lhe afligia. Existem aflições que não podem esperar.


Ou seja, tenho percebido que as pessoas estão carentes de atenção, de alguém que as ouça e que lhes oriente em determinadas situações. Ocorre, entretanto, que nem sempre conseguem esta ajuda dentro do Corpo de Cristo. Ou porque não querem de fato, isto é, se recusam a buscar ajuda ou porque não há alguém que as ouça. Por esta razão, entendo que todo servo de Deus precisa ser atencioso, como Jesus com os seus discípulos e com aqueles que cruzavam o seu caminho. A este respeito, é muito interessante que às vezes as pessoas, ao buscar um aconselhamento, apenas querem alguém que as ouça, querem apenas desabafar, se sentirem amadas e acolhidas. Algumas vezes acontece de após um aconselhamento, não haver nada o que dizer. Depois de todo o desabafo, percebemos que elas mesmas já encontraram a solução, já encontraram o caminho. Ou seja, ela só queria desabafar. Queriam apenas um divã para aliviar a sua dor. A grande verdade é que vivemos em um mundo solitário, onde como nos advertiu o Apóstolo Paulo, as pessoas são amantes de si mesmas, onde se torna mais cada vez mais escasso encontrar pessoas dispostas a dar atenção ao seu próximo. É cada um envolvido com os seus dilemas e suas prioridades.


Que todos, que servimos ao Senhor, possamos ter este diferencial em nossas vidas. Que possamos ser atenciosos com aqueles que nos cercam, pois um ouvido amigo conquista uma vida, trazendo um conforto enorme para sua alma. Que sigamos o exemplo do nosso Mestre Jesus que deu atenção a um grupo de homens problemáticos e inseguros, tornando-os homens fortes, destemidos e que conseguiram divulgar o evangelho que revolucionou a história da humanidade. Posso imaginar o quão precioso foi para os discípulos aquela conversa a caminho de Emaus, o peixe cozido na brasa, o pão preparado exclusivamente para eles após a grande pescaria e o gesto atencioso de mostrar ao incrédulo Tomé as marcas em seu corpo. Foram detalhes que fizeram a grande diferença.






Ioná Loureiro

Nenhum comentário: