quarta-feira, 21 de março de 2012

CRISE DE IDENTIDADE



Um dia desses eu e meu alunos da Escola de Profetas estávamos estudando os atributos da natureza de Deus. E uma das declarações que estávamos comentando era justamente a declaração que Deus faz a Moisés quando ele lhe pergunta o que dizer a Faraó quando chegasse no Egito, quando lhe perguntasse qual era o seu nome. Deus então o orienta a dizer a Faraó o seguinte, diga que "EU SOU O QUE SOU me enviou a vós" (Êxodo 3:14). O Senhor então usa uma descrição plena de sua soberania e de seu poder "EU SOU O QUE SOU". Ou seja, Ele estava querendo dizer que não precisava dar satisfações à ninguém a respeito de quem Ele é, pois Ele simplesmente é o que é ("O GRANDE EU SOU"). Muita linda e firme a declaração de Deus aqui expressa. Ele sabe quem Ele é e pronto. O Alfa e o Ômega não precisa se justificar para ninguém. Mas, e quanto nós? Sabemos quem somos?
 
Vejo muitos carregam dentro de si uma crise de identidade, não sabem que são, pois não possuem uma boa imagem de si mesmo, se preocupam com o que pensam a seu respeito e se tornam inseguros em meio aos seus grandes desafios. Falta em tais pessoas o reconhecimento de sua identidade de filhos de Deus. Esquecem que carregam dentro si o DNA do grande EU SOU. E por não terem esta consciência, se abatem e se intimidam diante dos inimigos. Na verdade, o ser dessas , muitas vezes, está descaracterizado e se enxergam como gafanhotos "E éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos" (Números 13:33).
 
Todavia, quando sabemos e reconhecemos quem somos, somos seguros e não nos intimidamos. Não somos molestados por nada e nem ninguém, pois temos consciência de quem somos. O Apóstolo Paulo carregava dentro de si este sentimento "Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus" (Gal. 6:17). Em outras palavras, ele estava dizendo: Eu sei quem eu sou em Deus!
 
Por sua vez, Satanás tenta a todo instante nos achatar, usando pessoas e situações à nossa volta para que nos sintamos menosprezados. Precisamos, a este respeito, seguir o exemplo de Jesus, que foi até mesmo chamado de Belzebu. Os farizeus, inclusive, viviam em seu encalço, levantando críticas a seu respeito mas Ele, em nenhum momento, se intimidou, especialmente porque conhecia muito bem a sua identidade de Deus, de Rei dos Reis e de Senhor dos Senhores. Ela sabia que era O GRANDE EU SOU "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou" (João 8:58).
 
Diante destas reflexões, meu anseio é que não haja em nós qualquer crise de identidade. Que haja em nós de forma bem clara e definida a certeza de quem somos diante do nosso Deus. Somos filhos de Deus, carregamos em nós o DNA do nosso Deus, a sua essência, traços firmes de sua identidade e de seu caráter. E ainda que sejamos de origem humilde, ainda que tenhamos tido um passado difícil, ou que estejamos enfrentando qualquer outra situação dolorosa, em Jesus, somos novas criaturas e por este motivo, somos mais do que vencedores. Basta, para tanto, que assussamos este postura diante de Deus e diante dos homens, não permitindo que sentimentos de inferioridade nos fragilizem e nos afastem de nossa real identidade.

Pra. Ioná Loureiro


Nenhum comentário: