segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SOFISMAS INFANTIS







A Palavra de Deus nos diz que o seu povo erra por falta de conhecimento (Oséias 4:6). E se aproveitando da falta de conhecimento das pessoas, Satanás, com suas sutilezas, busca disfarçadamente trazer muitas malignidades, deixando o seu rastro do mal.

Pedimos dizer que as nossas crianças tem sido um alvo para Satanás e muitas vezes não notamos que os nossos pequeninos, sem perceber, tem sido influenciados negativamente. A este respeito, quem já não ouviu falar do famoso Ben10. Aquele desenho que a garotada adora. Pois é, ele está em toda parte, nas festas infantis, nos calçados, nas roupas. É Ben10 por toda parte. Eu, particularmente quis conhecer a fundo este personagem. Meu filho, de 3 anos, um dia chegou em casa dizendo que queria um tênis do Ben10. Que Ben10 é este?! Foi então que um dia parei para assistir o desenho do tal herói mirim. Por consciência, ou jesuscidência, naquele dia, foi exibido o primeiro episódio da série. Pude então conhecer o famoso Ben10.

Ben é um menino de 10 anos de idade, que nas férias de verão foi acampar com a sua prima Gwen e seu avô Max. Quando resolveu passear depois de um desentendimento (grifo meu) com sua prima ele observou um objeto caindo do céu. Logo foi ver e percebeu que era uma esfera metálica e que dentro dela tinha um relógio. O aparelho grudou em seu pulso, e logo descobriu que o nome do aparelho é Omnitrix e que ele guarda o DNA de 10 espécies alienígenas diferentes cada uma com sua caracerística própria. O aparelho tem a capacidade de transformar o usuário em qualquer uma delas.

Por detrás de um desenho aparentemente muito legal, temos uma mensagem para as nossas crianças. Se desentenda com alguém e receberá poderes especiais. Vale salientar que o Ben vive discutindo com a sua prima Gwen, que aliás, não se espanta nenhum pouco com os monstros. Ben não tem pai e nem mãe, ou seja, para quê você precisa de seu pai e sua mãe?! Para quê família? Ben se transforma em monstros horríveis, repletos de força, na hora que ele quiser. Ou seja, monstros penetram no seu corpo. Que monstros seriam esses?! Advinha o nome do monstro mais horrível de todos? Besta! Isto mesmo! O nome de monstro é Besta! Coincidência ou não?! Quando assisti o primeiro episódio, o Ben se transformou neste monstro. Quando vi aquele bicho me veio um sentimento ruim, pois o troço é muito feio. Quem quiser conhecer os monstros, basta acessar o portal
http://www.cartoonnetwork.com.br/tv_shows/ben10/index.html. Busque pelos personagens e verá lá o monstro feioso.

Que faremos então diante de tais sofismas de Satanás? Colocar os nossos filhos numa redoma de vidro ou de cristal? Proibi-los de assistir a TV?! Não creio que este seja o caminho. Jesus mesmo pediu ao Pai que não fossemos tirados do mundo, mas que fossemos livres do mal (João 17:15). O que precisamos é ensinar os nossos filhos a vencer o mal através da verdade. Afinal de contas, não fugimos do diabo, mas o resistimos. E como o resistiremos?! Desmascarando as suas mentiras e anulando os seus sofismas com a verdade. Sentando com os nossos filhos e explicando-lhes que aquilo não é bom à luz da Palavra de Deus. Estando próximos a eles, falando aos seus corações que super-heróis não existem e que o verdadeiro poder para vencer as lutas da vida vem das mãos de Deus através de seu filho Jesus.

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deut. 6:6,7)

2 comentários:

Lucas Zeta disse...

Aparentemente não sou bom em ver mensagens subliminares por baixo de todas as coisas, o que eu pude perceber do desenho é:

- Gwen e Ben sempre têm aquelas briguinhas mas sempre se ajudam e se protegem quando há um perigo.

- Ben apenas se transforma em alienígena para proteger a Terra de outros alienígenas, nunca porque foi "dominado" pelos DNAs no Omnitrix.

- Um dos alieníginas no Omnitrix se chama besta não porque Besta é sinônimo de Diabo e sim porque besta é o nome que se dá a um animal quadrúpede de grande porte.

Enfim, todos são livres para expressar as suas opiniões. Resolvi comentar para que a sua opinião não pareça verdade absoluta. Há muitas interpretações para muitas coisas.

Chavão disse...

Complementando o comentário acima, Gwen e Ben brigam porque é normal de todas as crianças brigarem, onde no mundo não há briguinhas bobas entre irmãos ou entre primos?

E sobre a "besta", esse termo é de uso mais específico para simbolizar o diabo nas igrejas evangélicas, digamos que quem criou o personagem seja da igreja evangélica, então ele estaria errado em fazer tal desenho, mas se ele não for, o nome que ele usa pode não ter a ver com a besta-diabo nomeada por vocês evangélicos. Como o amigo ali falou, besta no mundo real significa animal quadrúpede de grande porte e não diabo...