segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A SOLIDÃO DO MESTRE

"Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo" (Mateus 26:36-38)

Estive refletindo sobre a atitude de Jesus, em revelar a três de seus discípulos, no caso, Pedro, João e Tiago, um momento de grande fragilidade emocional.

Prestes a encarar a cruz, Jesus se entristeceu e se angustiou profundamente. Precisava encontrar forças para enfrentar a morte e salvar a humanidade. E naquele momento, precisava e buscava alguém que estivesse ao seu lado, que compartilhasse com ele um momento de grande dor e pressão emocional. Precisava de alguém que orasse com ele. Precisava de alguém com quem pudesse compartilhar a sua dor. Os seus discípulos adormeceram e não conseguiram estar ao lado do Mestre. Jesus, por sua vez, orou ao Senhor. Enquanto orava, ao procurar por seus discípulos, os encontrou dormindo. Mas vencendo a solidão, o sentimento de abandono, buscou a Deus. E por duas vezes, repetiu esta oração: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar (Isaías 53:10)

E assim, o Mestre dos Mestres superou o seu momento de aflição, de solidão, e venceu a morte.

Creio que temos este relato do nosso Senhor para que possamos aprender a vencer os momentos de grande aflição que muitas vezes enfrentamos. Se Jesus teve de vencer tais momentos de grande aflição e de solidão, nós também venceremos. Revelando a seus discípulos a sua fragilidade, ele demonstrou transparência, sinceridade, deixando registrado para toda a humanidade que não existem super heróis. O que existem são homens e mulheres frágeis mas que carregam dentro de si a força de um Deus verdadeiro que nos leva a superar a dor, nos fazendo reinar diante de toda e qualquer situação.

Nenhum comentário: