segunda-feira, 4 de abril de 2011

LEVEZA DO SER


Vivemos, muitas vezes, com a cabeça cheia de preocupações. Achamos que temos que resolver tudo, e pensamos, em muitas ocasiões, que somos os culpados de tudo. Nos tornamos pesados diante de tantas preocupações e queremos encontrar solução para tudo, ou melhor, achamos que temos de encontrar a saída para todos os problemas que estamos enfrentando. Somos, na verdade, pressionados pela nossa própria consciência. Carregamos jugos e fardos pesados demais que não conseguimos suportar.


Confesso que um dia desses estava me sentindo assim, pressionada, pela minha própria consciência. Mas em meio a este sentimento, o Senhor me fez lembrar de sua Palavra, quando diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Por que o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” Mateus 11.28-30.

O Senhor me fez lembrar que Ele já sofreu por mim e que não preciso mais carregar fardos e jugos que não são meus. O Senhor que fez entender que precisamos parar de sofrer desnecessariamente e que precisamos deixar de carregar culpas que não são nossas. Por fim, o Senhor me fez entender que precisamos ser mais leves, especialmente porque muitas vezes esquentamos a cabeça desnecessariamente, achamos que somos super-heróis e que temos a obrigação de resolver os problemas de toda humanidade e de acabar com todos os vilões. Jesus quer que tenhamos esta leveza do ser, leveza para entender que tudo tem o seu tempo, leveza para confiar no seu poder, leveza para viver a vida intensamente, sem culpas e sem atropelos, leveza para viver cada dia, leveza para entender que o amanhã cuidará de si mesmo, leveza para dormir em meio à tempestade.


E para vivermos assim, com esta leveza do ser, precisamos confiar em Jesus, tendo a certeza de que Ele está conosco, todos os dias, como nos prometeu (Mateus 28.20). Com esta leveza, somos capazes de viver a vida, desfrutando de cada momento e experiência. Se tentamos e não conseguimos, se sonhamos e não alcançamos, se por um acaso fracassamos, precisamos ter a certeza que dias melhores virão e que o Senhor nos conduzirá sempre em triunfo. O importante é viver, o importante é não desistir, o importante é caminhar com o Senhor. Sejamos leves, sejamos livres, sejamos filhos de Deus, sejamos eternos.

"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento" II Cor. 2.14


Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: