quinta-feira, 28 de abril de 2011

SE PERECER, PERECI...



"Se perecer, pereci..." Ester 4.16


Tem momentos, na nossa vida, que temos de arriscar. Ou seja, tomar uma atitude em prol de um sonho, de um projeto, de um livramento, enfim, em prol de algo que necessitamos, mesmo sabendo que o medo de arriscar sempre existirá, pois o medo é um sentimento que existe no emocional do ser-humano.


Ester foi uma mulher que soube arriscar a sua própria vida em prol do seu povo. Era tudo ou nada! Diante da presença do rei, estava lançada a sua sorte. Se o rei recusasse a sua presença, seus sonhos e os sonhos de todos os judeus morreriam para sempre. Ester, entretanto, com firmeza disse “Se perecer, pereci”. Em outras palavras, disse: Vamos lá! Vamos tentar! Ester deixou de lado o medo e partiu em busca no desafio, do inesperado, especialmente porque ela sabia que sua vida estava nas mãos do Deus do Impossível.


Da mesma forma, precisamos aprender a arriscar como Ester. Precisamos ter a coragem de dar passos seguros, precisamos com firmeza tomar as decisões que precisam ser tomadas. Precisamos, na verdade, aprender a encarar os desafios que a vida nos apresenta. Fugir não é a solução! Imaginem se Ester se escondesse diante daquele contexto? Imagine se Ester se recusasse a enfrentar os seus medos?


O medo, na verdade, é uma defesa, uma reação que apresentamos diante do desafio. Ocorre que o medo pode nos aprisionar e nos impedir de avançar. Temos, muitas vezes, medo de tentar, medo do novo, medo de errar, de fracassar. O medo, na verdade, pode inibir o nosso sucesso, o nosso futuro. Quantas pessoas deixam de viver seus sonhos devido ao medo de arriscar?. O próprio Senhor Jesus, teve de enfrentar o medo e tomar uma decisão. Quando esteve no Getsêmani, orando ao Pai para que afastasse dele aquele cálice, o cálice da cruz, teve a coragem de seguir em frente. "E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres" (Marcos 14.36). Ele já sabia qual era a vontade Deus, mas a decisão era unicamente sua. Decidiu, portanto, enfrentar os seus medos e salvar toda a humanidade.

Que tenhamos, portanto, coragem de enfrentar os desafios que surgem à nossa frente. Que possamos tomar as decisões que precisam ser tomadas com fé e ousadia. Que possamos dar passos seguros.

Pra. Ioná

Nenhum comentário: