quarta-feira, 11 de julho de 2012

FORMAÇÃO - O SUCESSO DO ENVIO



O jovem Timóteo era muito especial. Das 13 cartas que escreveu, o Apóstolo Paulo faz citação a ele em 8 delas. Ou seja, este jovem fez realmente a diferença em seu tempo. Penso que o grande diferencial de Timóteo era a sua formação. Pois Paulo, ao ver o seu potencial, o trouxe para perto e o cercou de recomendações e conselhos. A este respeito, venho fazer uma breve reflexão sobre uma das recomendações de Paulo ao jovem Timóteo, recomendações estas que nos revelam o segredo de uma boa formação:

 1) Leitura. Sem leitura, não há como ministrar às vidas. Não há como argumentar, como guiar à verdade. Todo formador precisa se dedicar à leitura, e esta leitura não compreende apenas a leitura da Palavra de Deus, mas à leitura de um modo geral. É preciso ler para construir uma reflexão crítica de tudo o que acontece à nossa volta . Quanto mais lemos, mais conhecimento adquirimos e mais capacidade temos formar discípulos com uma ampla visão.

2) Exortação. Muitos pensam, erroneamente, que exortar é dar bronca, falar aos berros, expor as pessoas. Exortar, na verdade, é influenciar, chamar para perto no intuito de estimular a pessoa a cumprir os propósitos de Deus para a sua vida. É persuadir, animar, encorajar, incitar. É preciso ter muito cuidado neste sentido. Exortar é algo que anima e não destrói a auto-estima das pessoas.

 3) Ensino. Todo formador precisa investir tempo no ensino. Não há resultado senão houver investimento no aprendizado. E ensinar é algo que requer empenho, dedicação e, especialmente, muita paciência. Muitos formadores querem desde logo ver os resultados e esquecem que antes é preciso dedicar tempo ensinando, ouvindo, acompanhando. “E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse” Atos 8:31

Analisando estes conselhos do Apóstolo Paulo ao jovem Timóteo, vemos que não é difícil formar discípulos que deixem marcas em sua geração, desde que tenhamos em mente estes princípios básicos: leitura, exortação e ensino. O segredo é, portanto, uma boa formação.


Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: