segunda-feira, 30 de julho de 2012

Descontrole total!



"Aquele que governa o seu próprio espírito é mais poderoso do que aquele que se apodera de uma cidade" Prov. 16:32

As pessoas atualmente andam num descontrole emocional tão grande, que até assusta. Diariamente, quando ligamos a TV, nos deparamos com cenas de crimes que ocorreram em momentos de grande descontrole emocional. Lembro de um caso em que um marido, ao discutir com a esposa, apanhou o cabo que ligava o aparelho de DVD à TV e a inforcou, num ataque de fúria. No trânsito, constantemente vejo cenas de pessoas discutindo por causa de uma fechada. Alguns até param os seus veículos para discutir e se agredir. Enfim, estamos diante de um caos total! O ser-humano parece ter perdido completamente o controle de suas emoções. O psicólogo e psicanalista Augusto Cury chega a dizer que no momento da raiva, do descontrole emocional, o ser-humano se torna um ser irracionall, ou seja, age como um animal.


O que fazer então para vencer tudo isso? O que fazer para ter controle sobre as emoções?


O segredo está em Gálatas 5:16 "Digo, porém: ainda em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne". O andar, neste caso, é uma ação contínua, requer atenção contínua. Requer, portanto,  um conflito espiritual e uma busca contínua.  Requer um envolvimento profundo com ações espirituais (oração, Palavra e jejum).

Aquele anda em espírito consegue controlar as suas emoções. Andemos, portanto, em espírito para que a nossa luz brilhe em um mundo onde as pessoas perderam o domínio de si mesmas.  


Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: