segunda-feira, 9 de julho de 2012

Saul ou Davi? Como reagir diante destes dois perfis de liderança.





Todos conhecemos muito bem o que nos diz a Palavra acerca da submissão aos nossos líderes, enfim, às autoridades de um modo geral "Sujeitai-vos a toda ordenação humana por amor do Senhor" (I Pedro 2:13). Ou seja, todos sabemos que precisamos nos submeter aqueles que exercem autoridade sobre nós. Mas há sempre uma pergunta que paira no ar. Essa submissão tem limites? E quando o líder enlouquece, demonstrando atitudes completamente incoerentes? E quando o líder erra? Como devemos agir neste caso?


Em primeiro lugar, é preciso identificar se o seu líder é um Saul ou um Davi. 
Saul foi um líder que foi constituído por Deus. Inicialmente, tinha o desejo de agradar a Deus. Todavia, em dado momento, começou a enlouquecer e a demonstrar algumas atitudes completamente incoerentes, pois desobedeceu as direções dada pelo próprio Senhor. A loucura invadiu o seu coração. Ficou transtornado e começou a liderar de forma completamente arbitrária, chegando, inclusive, a mandar assassinar os Sacerdotes do Senhor. Proibiu seus soldados e a seu próprio filho de se alimentar em meio à guerra, propondo um jejum inteiramente sem nexo. "Então respondeu um do povo, e disse: Solenemente conjurou teu pai o povo, dizendo: Maldito o homem que comer hoje pão. Por isso o povo desfalecia" (I Samuel 14:28). Transformou-se num líder completamente absolutista. 


O líder Saul age sempre desta forma. Suas ordens são completamente incoerentes. Além disso, não consegue ouvir a ninguém. Sua vontade é sempre absoluta, pois não consegue parar para ouvir quem quer que seja. Saul não ouviu a Samuel, não ouviu a Davi e nem se quer ouviu ao seu próprio filho. Não ouviu, especialmente, a voz do próprio Deus. Se afundou na sua loucura. 


Já Davi, foi o rei segundo o coração de Deus, cometeu grandes falhas mas sempre buscou o caminho do arrependimento. Não permitiu que a loucura invadisse o seu coração. Em dado momento, cometeu uma ordem completamente incoerente, quando mandou assassinar a Urias para se casar com a sua mulher, Batseba. Todavia, quando Natã o exortou a este respeito, ele o ouviu e reconheceu o seu erro. Ouviu a Joabe, comandante do seu exército, quando entrou em crise após a morte de seu filho Absalão. "Levanta-se, pois, agora; e fala conforme ao coração de teus servos; porque pelo Senhor te juro que, se não saíres, bem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora. Então o tei se levantou, e se assentou à porta..." II Samuel 19:8,9. Percebemos que Davi foi um rei humilde que não permitiu que o poder o impedisse de ouvir a voz de Deus e a voz daqueles que realmente queriam o seu bem. 


O líder Davi é assim. É humilde, sabe ouvir e sua liderança não é uma liderança arbitrária, absolutista. É um líder formador e que respeita os seus liderados. O líder Davi é um líder sensível a voz de Deus. 


A grande questão, portanto, é justamente avaliar que líder você tem para que possa avaliar que tipo de atitude deve tomar. Se o seu líder é um Saul, a atitude a ser tomada é justamente se esquivar dele, como fez Davi, aguardando a justiça de Deus. Jamais desrespeite a sua autoridade. Entenda que Deus muda o rei para preservar a identidade do seu povo. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, o líder Saul perderá o seu reinado. É uma questão de tempo. Deus é justo e sua justiça sempre se manifesta sobre o seu povo. 


Se o seu líder é um Davi, esteja sempre ao seu lado e, em particular, exponha a ele as suas considerações acerca de suas atitudes erradas e incoerentes, caso isto venha a acontecer, sempre respeitando a sua autoridade. Deus pode usá-lo neste sentido. Se ele for um Davi, lhe ouvirá e  ponderará as suas observações. É preciso entender que o líder Davi é humano e em dados momentos, ele poderá se equivocar em alguns pontos, mas isso é algo momentâneo. Os grandes líderes também passam por crises emocionais, os grandes líderes também erram. Logo logo ele voltará a sua sã consciência, pois o líder Davi sempre se reanimará no Senhor Deus. 


Vemos, deste modo, que a questão da submissão à liderança é algo requer de nós uma análise criteriosa da situação. O ideal é pedirmos ao Senhor que tenhamos líderes como Davi, que exerceram o seu reinado com base na justiça e na equidade "Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo" ( II Samuel 8:15).


Pra. Ioná Loureiro



Nenhum comentário: