quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CONVERSAS QUE CONQUISTAM O CORAÇÃO




Penso que todo aquele que almeja influenciar vidas precisa gostar de uma boa conversa, especialmente porque palavras podem conquistar corações, transformando vidas. Além disso, é conversando que conhecemos o coração das pessoas. “Mas o que sai da boca procede do coração...” (Mateus 15:18) 

Jesus sabia da importância de uma boa conversa. A experiência da mulher Samaritana, que todos conhecemos muito bem, é um exemplo claro de uma conversa que conquistou o coração. Cansado da viagem, Jesus se depara com aquela mulher e estabelece um diálogo com ela “Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber” (João 4:7). Jesus então conversa com aquela mulher, quebrando paradigmas e lhe oferece a água da vida que transformaria o seu interior.

Percebemos que em todo o ministério de Jesus ele estava com os seus discípulos e conversava com eles. Ele fazia questão de almoçar na casa de gente pecadora, gente considerada à escória da sociedade chegando inclusive a ser chamado de comilão e beberrão.  Mas lá estava Jesus conversando, conquistando os corações. Ele entendia que para transformar vidas, seria preciso se aproximar, conversar para tocar corações.

Olhando, portanto, para a vida de Jesus, para o modo como se relacionava com as pessoas, podemos aprender algumas lições a este respeito. Vejamos.

1) Bons ouvintes. Em primeiro lugar, para conquistar corações é preciso saber ouvir. Percebo que nos dias de hoje as pessoas andam impacientes, não querem ouvir e não se colocam com bons interlocutores. Ou seja, não querem investir tempo ouvindo. Alguns, inclusive, se escondem, se omitem e se tornam inacessíveis. Jesus sabia ouvir! Aliás, ele fazia questão de ouvir. “E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?” (Marcos 8:27)

2) Valorizando sentimentos. Não podemos desprezar sentimentos. Ou seja, o que é insignificante para mim pode ser muito importante para meu irmão. O que é fácil para mim, pode ser difícil para meu irmão. O que é compreensível para mim, pode ser incompreensível para meu irmão e por aí em diante. Portanto, é preciso conversar respeitando sentimentos para transformá-los e isto sem preconceitos ou resistências. “Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias” (Mateus 17:4)

3) Sendo acessível. Para conquistar corações, é preciso ser acessível, ou seja, é preciso querer se comunicar. É preciso estar perto, estar junto e misturado. Jesus andava tão perto de seus discípulos que na hora em que foi preso pelos soldados romanos teve que ser reconhecido através de um beijo. Ou seja, não vivia isolado numa condição de superioridade, estava sempre ali, perto de seus seguidores. “Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava” João 13:23

4) Dispondo de tempo. Para conversar é preciso dispor de tempo. As pessoas hoje em dia andam numa grande correria, envolvidosuitos compromissos. Difícil hoje encontrar alguém que esteja disposto a investir tempo numa boa conversa. Jesus levou praticamente 3 anos de sua vida conversando com os seus discípulos. Em três anos estabeleceu, através de longas conversas, um relacionamento que formou o caráter de homens que revolucionaram o mundo. Muitas vezes queremos que as pessoas amadureçam e não dedicamos tempo a elas. “Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer” Marcos 6:31

5) Estabelecendo vínculos e alianças. Conversas estabelecem vínculos e alianças. Um dia desses estava conversando com um grande advogado. Ele estava me explicando que a sua relação com os clientes vai além do escritório. Ou seja, ele costuma sair com seus clientes para um momento de lazer e descontração. Ali eles acabam se conhecendo melhor e isto vai gerando um elo, uma liga, uma identificação. Podemos notar que Jesus sempre estava acompanhado de seus discípulos e através de conversas lhes ensinava grandes segredos espirituais. “Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes” (João 21:9-10)

Que possamos, portanto, investir em relacionamentos. Que tenhamos isto como prioridade, pois é conversando que estabelecemos vínculos e alianças que marcam corações e transformam vidas. 
Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. ( I Tim 4:16)

Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: