sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SUBORNOS QUE CONQUISTAM O CORAÇÃO




“Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente e já tinha convalescido. Ezequias se agradou disso e mostrou aos mensageiros a casa do seu tesouro...” Isaías 39:1

Compartilho com todos a minha reflexão de hoje da Palavra de Deus. Estou lendo o livro de Isaías e hoje estava meditando no capítulo 39. Ezequias e os presentes dos babilônicos.

Neste texto, vemos uma cena que aconteceu há milhares de anos mas que se repete diariamente, em todos os segmentos. Ou seja, muitos se derretem diante de um agrado, de uma bajulação, de um presentinho. Pessoas diariamente se vendem, se prostituem em troca de uma vantagem, de um benefício. Ezequias se “agradou” dos presentes dos babilônicos e saiu logo mostrando os seus tesouros. Abriu seu coração, sua casa, o precioso que Deus havia lhe dado. Acabou se entregando nas mãos do inimigo e sua atitude juntamente com as atitudes do outros reis insensatos trouxe um dos piores cativeiros que Israel já viveu.

Aprendemos com isto que é preciso guardar o coração. Precisamos ser firmes e criteriosos. Diariamente pessoas nos oferecem acordos, alianças em troca da nossa honra, da nossa integridade, dos nossos princípios, dos nossos valores, da nossa constituição. A nossa atitude tem que ser como a atitude de Eliseu que não aceitou o presente de Namaã, comandante do Exército da Síria. “Voltou o homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor, em cuja presença estou, não o aceitarei, instou como ele para que o aceitasse, mas ele recusou” II Reis 5:15,16. Ele se manteve firme enquanto Geazi acabou se tornando leproso quando, movido for sórdida ganância, aceitou os presentes que Namaã havia oferecido a Eliseu.

Precisamos ser pessoas firmes e zelar pelos princípios e valores que o Senhor colocou em nossas mãos. Não podemos jamais nos vender e aceitar subornos e alianças com pessoas que não são amigos de Deus. 

Obs Preferencialmente, leia os comentários deste capítulo (Isaías 39) da Bíblia Apostólica, de onde extraí subsídios para escrever esta reflexão. 

Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: