quinta-feira, 24 de junho de 2010

O JOGO AINDA NÃO ACABOU


Interessante a vitória dos EUA contra o time da Argélia. Durante os acréscimos, o jogador Landon Donovan conseguiu fazer um gol. Entre lágrimas, o jogador disse que o gol realizado o fez “acreditar que o bem existe no mundo”, pois a sua jogada deu aos norte-americanos a vitória de 1 x 0 e levou o time às oitavas de final.



Donovan falou durante a coletiva que passou por muita coisa nos últimos quatro anos, incluindo uma separação conjugal e durante esse período ainda teve de conviver com muitas críticas devido a seu desempenho ruim na Copa da Alemanha.

A grande verdade é que um jogo só termina quando acaba. Ou seja, enquanto a bola está rolando, sempre haverá uma chance, sempre haverá esperança. Tem momentos na vida que passamos por perdas, por dificuldades e ficamos aparentemente sós em meio a nossa dor. Olhamos em volta e a sensação que temos é que está tudo acabado. Parece que é o fim. Não vemos uma saída, um escape, um livramento. Ocorre, entretanto, que estamos no jogo da vida e enquanto estivermos em campo, sempre haverá uma esperança, especialmente quando cremos que o Deus que servimos é capaz de mudar a nossa sorte diante de nossos olhos. Já ouvi dizer que futebol é uma caixinha de surpresa, pois os resultados por vezes são inesperados e nos surpreendem. No jogo da vida não é diferente. Por vezes estamos na liderança e por vezes, temos a impressão de que estamos perdendo. A grande diferença é que a despeito de todas as circunstâncias, somos mais do que vencedores em Cristo Jesus.


Eu diria que o segredo para desfrutar a vida é justamente estar pronto para as surpresas, para o novo que nos surpreende. E, essencialmente, ter disposição e fé para virar o jogo sempre quando preciso. Como disse Donovan na coletiva, o bem existe, basta fazer as coisas do jeito certo. Acrescentando, digo que basta ter esperança.

“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lm.3:26)

Ioná Loureiro

Nenhum comentário: