terça-feira, 29 de junho de 2010

A tristeza de Cristiano Ronaldo


Sinto muito pelo Cristiano Ronaldo, craque da Seleção de Futebol de Portugal. Após a eliminação de seu time nas oitavas de final, ele disse: "Estou destruído, completamente desolado, frustrado e com uma tristeza inimaginável". Ainda disse mais: "Sou um ser humano... e tenho o direito de sofrer só".

Meditando na triste experiência do Cristiano, digo que a vida é como uma partida e nem sempre ganhamos o jogo. Ou seja, nem sempre as coisas acontecem como planejamos. O importante é se ter em mente que neste jogo, os resultados negativos, que muitas vezes nos surpreendem, não podem roubar a nossa alegria. Tudo que acontece em nossa vida tem um propósito que geralmente desconhecemos ou não compreendemos, mas Deus sempre está no controle de tudo. Além do mais, a nossa vida não se resume numa partida e muito menos um resultado negativo encerra a nossa história. Ainda há muito o que viver, conquistar e aprender. 

E em meio às partidas da vida, jamais podemos nos render à tristeza e à depressão. E ainda que tenhamos o direito de sofrer, precisamos aprender a nos alegrar no Senhor. E esta alegria reside no fato de nos gloriarmos no "Senhor". Ou seja, quando depositamos a nossa motivação em títulos e na glória que vem do homem, facilmente nos abatemos, especialmente porque a glória deste mundo é passageira, efêmera. Mas a glória que vem do Senhor, ela é eterna e ultrapassa todos os limites da dor e da decepção.

E não nos esqueçamos que o nosso reino não é deste mundo. O nosso reino, que é o Reino de Deus, é baseado em justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rom. 14:17). Não podemos nos esquecer desta verdade.

"Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor" (II Cor. 10:17)

Nenhum comentário: