terça-feira, 6 de julho de 2010

Blindagem mental



É na mente que se são travadas as maiores batalhas da nossa vida, pois os nossos pensamentos constantemente são alvejados por grandes malignidades. Neste contexto, a Palavra do Senhor nos ensina que devemos nos sujeitar a Deus e resistir ao diabo para que ele fuja de nós (Tiago 4:7). Digo que o primeiro lugar que devemos resistir ao diabo é justamente na nossa mente, pois ele procura insistentemente confundir os nossos pensamentos, trazendo medo, insegurança, incredulidade e outras confusões mentais. Quantas vezes somos pegos pensando em algo que não tem nada a ver com a nossa fé?  Quantas vezes somos atormentados por pensamentos que entristecem o Espírito Santo de Deus?

O grande segredo para sermos vencedores nesta batalha é enchermos a nossa mente com a Palavra de Deus. Jesus certa vez disse aos seus discípulos: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" (João 15:3). Ou seja, a Palavra de Deus nos regenera e nos limpa de toda sujeira, de todas as mentiras de Satanás. Quem não se alimenta da Palavra é presa fácil de manipulações mentais. Por este motivo, é extremamente importante que o cristão se alimente da Palavra para que não seja confundido. Temos, como exemplo, o próprio Senhor Jesus, que ao ser tentado no deserto, teve a sua mente bombardeada por Satanás. Entretanto, com autoridade e como bom conhecedor da Palavra , Ele rebateu e venceu todas suas artimanhas. Ele respondia e enfrentava o inimigo utilizando a Palavra de Deus. "Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto" (Lucas 4:8).

Diante de toda esta batalha que travamos, não podemos deixar de ir à Igreja onde somos alimentados pela Palavra e não podemos chegar em casa e colocar a nossa Bíblia na estante para que aguarde o próximo culto. É necessário que haja um envolvimento sistemático com a Palavra de Deus, como nos aconselha o Senhor.

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas" (Deut. 6:6-9)

E podemos dizer que somos priviligiados neste aspecto, pois temos livre acesso à Palavra de Deus. Vivemos em um país onde a Constituição nos garante a liberdade de expressarmos a nossa fé. E temos, à nossa disposição, Bíblias em diversos formatos e variedades. Temos, inclusive, Bíblias que podem lidas no próprio celular. Que possamos, portanto, proteger os nossos pensamentos, ouvindo e lendo a Palavra que nos torna forte e inabaláveis. Agindo assim, estaremos blindando a nossa mente do mal.

Nenhum comentário: