quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vuvuzelas em meio à voz de Deus


O único aspecto positivo com a derrota do Brasil na Copa do Mundo foi a libertação da vuvuzela. Eu não aguentava mais aquele barulho nos meus ouvidos. Aqui embaixo do prédio, elas tocavam o dia todo. Quando chegava em casa, lá estava meu filho de 4 anos soprando a bendita corneta. Eu estava enlouquecendo com aquele barulho ensurdecedor.

Meditando sobre barulho e ruídos, ontem estive refletindo sobre a importância de se ouvir a voz de Deus. Deus fala conosco, isto é certo, só que muitas vezes não conseguimos ouvir a sua voz. Geralmente, nos momentos mais delicados de nossas vidas, quando carecemos mais do que nunca de ouvir a sua voz, tudo fica muito confuso. É como se vuvuzelas estivessem soprando a nossa volta nos impedindo de ouvir a voz do Senhor. Ficamos confusos em meio há tantos ruidos.

Penso que todos somos capazes de ouvir a voz de Deus. E para discernir a sua voz em meio aos ruídos a nossa volta, basta que tenhamos intimidade com Ele. Lembro-me de uma das mais lindas declarações de Jesus ao referir-se a nós: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:27). Ou seja, aquele que tem intimidade com o Senhor e é conhecido Dele, consegue ouvir a sua voz. E é muito importante sabermos identificar a voz do Senhor em meio às inumeras vozes que escutamos para que não sejamos confundidos, para que não sejamos manipulados por pessoas ou situações. Um outro detalhe importante a ser considerado, é que a voz de Deus é "personalíssima". Ou seja,
Deus fala com cada um de nós de uma forma muito especial. E como Jesus mesmo disse, as suas ovelhas o seguem. Assim, para ouvirmos a sua voz, precisamos seguí-lo a despeito de todos os momentos e de todas as circunstâncias. E aquele que ouve a voz de Deus, tem uma opinião sólida e formada e não se deixa confundir facilmente, mantendo firme as suas convicções.

 
Que possamos todos ouvir a voz do Mestre Jesus. Que Ele nos guie aos pastos verdejantes e às águas tranquilas de descanso. Que o zunido das vuvuzelas a nossa volta jamais nos impeçam de discernir a sua voz.


Ioná Loureiro

Nenhum comentário: