quarta-feira, 14 de julho de 2010

Igreja todos os dias?


Sempre defenderei a ideia de que a igreja precisa abrir todos os dias.  Afinal de contas, existem dores e angústias na alma que não podem aguardar para o dia seguinte. A Igreja, na verdade, é um grande hospital onde vidas são recebidas, ouvidas e atendidas em caráter emergencial. A Igreja também é um local de adoração e exaltação ao Senhor. Ou seja, é um local de Utilidade Pública e precisamos tê-la à nossa disposição todos os dias.

Jesus, ao olhar para a multidão, sentia compaixão pelas vidas " E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor" (Mateus 9:36). E a Igreja, por sua vez, precisa ter este olhar, este sentimento em relação às ovelhas. Uma porta aberta sempre será um local de descanso e de refrigério para quem anda cansado e perdido. E um detalhe super importante é que uma vida para o Senhor vale mais do que o mundo inteiro. Ou seja, a Igreja não deve somente estar aberta para as multidões. Ela deve estar aberta para acolher uma vida, se for preciso, pois para o Senhor ela tem grande valor. E quando nos remetemos para a Igreja Primitiva, percemos que todos os dias os irmãos estavam no Templo, louvando a adorando ao Senhor. "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração" (Atos 2:46).  Jesus também marcava presença no Templo todos os dias "E todos os dias ensinava no templo..." (Lucas 19:47).

Creio que precisamos rever a nossa essência e repensar profundamente o nosso papel como Igreja de Cristo. Por onde anda a nossa consciência? Por onde andam os nossos valores? Fazemos da Igreja o nosso Clube Social ou o local onde florescem os justos?

Ioná Loureiro

Obs. A foto em questão mostra um outdoor em uma Igreja Católica na Penha (RJ), que menciona os horários das Missas, os quais, descrevo a seguir: Domingo: 8h, 8h30m, 10h, 17h30m e 19h - Segunda: 7h e 17h30m - Terça: 7h, 9h e 17h30m - Quarta: 7h e 9h - Quinta: 7h, 9h, 12h e 17h30m - Sexta: 7h, 9h e 17h30m - Sábado: 7h, 9h e 18h.

Nenhum comentário: