quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A coragem de dizer não



"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." Romanos 6:14"

Estive lembrando nestes dias do caráter irrepreensível do jovem José do Egito, especialmente no que diz respeito à sua coragem de dizer não ao pecado que tão de perto o assediava.

Jovem, como qualquer um que existe nos dias de hoje, recusou um convite que para muitos seria irresistível. Uma mulher, provalmente sensual e atraente, o convida para alguns momentos de prazer. José decidiu dizer não!

"Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem;  ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?" Gen. 39.8,9

Creio que naquele momento, o que falou mais alto na sua consciência não foram os seus instintos carnais, o seu libido sexual, que aliás, como sendo um jovem normal, devia estar bastante aflorado. Naquele momento, a voz que ecoou em sua consciência foi justamente a voz da aliança que tinha com Deus. O temor do Senhor, o princípio da verdadeira sabedoria.

Anos se passaram e novos Josés surgem em nossa geração na figura de homens e mulheres que têm a coragem de dizer não ao pecado. Homens e mulheres que colocam a aliança que possuem com o seu Deus acima de qualquer satisfação humana e passageira. Homens e mulheres que serão honrados e aclamados numa terra estrangeira. Homens e mulheres que marcarão a sua geração para sempre.


Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: