quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CAMINHOS DE PAZ



"Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo, e sede agradecidos" Colossesenses 3:5


Discernir a vontade de Deus é um grande desafio para todos nós. Como pastora, frequentemente aconselho pessoas sobre esta questão. As dúvidas sempre envolvem a vontade de Deus. Como saber se este namoro é da vontade de Deus? Que decisão eu devo tomar? Em que direção eu devo seguir? E em meio a toda esta insegurança, algumas pessoas por não saberem discernir a vontade de Deus, entram em desespero. Algumas se precipitam e outras, por sua vez, vivem à procura de profecias. Andam pelos montes e pelas Igreja buscando alguém que lhes dê um recado vindo da parte de Deus. E diante desta procura, muitas não se firmam em Igreja alguma.

Mas será Deus um garoto de recados? O véu do Templo foi ou não foi rasgado? Temos ou não temos livre acesso a Deus através de Jesus Cristo? Somos ou não somos capazes de ouvir a voz de Deus? Como sabemos, Jesus ressuscitou e conquistou para nós o "livre" acesso a Deus "No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele" 
Efésios 3:12. Assim, todos somos capazes de ouvir a voz de Deus e de discernir a sua vontade. 

O grande dilema, entretanto, é que muitas vezes não entendemos que a voz de Deus se manifesta através de sua paz. Em sua carta aos colossenses, o Apóstolo Paulo afirma que a paz deve ser o árbitro em nossos corações (Col. 3:5).  Por conta disto, em meus aconselhamentos, eu sempre falo sobre a paz, a paz que excede todo entendimento. Ou seja, a decisão que traz paz ao nosso coração provém de Deus. Se sentimos paz, está tudo bem mas se nos sentimos angustiados, algo está errado. Não podemos esquecer que Jesus é o Príncipe da Paz e Ele confirma a sua vontade em nossas vidas através da paz. O Espírito Santo habita em nós e quando algo está errado, fora de sintonia, Ele se agita e permite que fiquemos angustiados para nos mostrar o caminho certo a seguir.

Muitas vezes a vida nos coloca em encruzilhadas, isto é, em situações em que devemos seguir uma direção ou tomar uma decisão. Em horas como estas, precisamos deixar que a paz nos guie. Jesus nos deixou esta paz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá" João 14:27. Ou seja, temos a paz e precisamos deixar que ela nos oriente em nossas tomadas de decisão.

Deste modo, se queremos saber se um relacionamento, se um emprego, enfim, se algo é da vontade de Deus, basta avaliarmos se há paz nesta situação. Se não houver paz, é momento de buscar de Deus uma nova direção. A paz sempre precisa estar presente. Precisamos deixar que ela domine o nosso coração. E quando aflitos, o ideal é orarmos até que a paz invada o nosso coração. Não foi assim que Ana, a mulher de Alcana fez em meio à sua aflição? Ela orou até que a paz invadisse o seu coração "Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste" (I Samuel 1:18).

Que possamos nos coscientizar de que somos capazes de ouvir a voz de Deus. Que possamos deixar que a paz nos oriente em todos os sentidos. O Senhor, na verdade, deseja que trilhemos um caminho de paz e não de incertezas e inseguranças. 

"Então lhe disseram: Consulta a Deus, para que possamos saber se prosperará o caminho que seguimos. E disse-lhes o sacerdote: Ide em paz; o caminho que seguis está perante o SENHOR" Juízes 18:5,6 




Pra. Ioná Loureiro

Nenhum comentário: